Avenda no segmento de picapes segue crescendo em ritmo mais acelerado do que no de automóveis, com alta no acumulado de janeiro a agosto de 16,9%, de 250,6 mil em 2023 para 292,9 mil unidades este ano. No mesmo comparativo, a procura por carros cresceu 12,6%, de 1,06 milhão para quase 1,2 milhão.
No levantamento divulgado mensalmente pela Fenabrave, as picapes são divididas em pequenas e grandes. No caso das compactas, são apenas duas concorrentes, a Fiat Strada e a VW Saveiro, que mantêm este ano praticamente as mesmas participações de 2023 de, respectivamente, 71,7% e 28,3%.
Enquanto as picapes pequenas evoluíram 18,2% este ano, de 102,8 mil para 121,6 mil unidades, as grandes tiveram demanda ampliada em 15,9%, de 147,7 mil para 171,4 mil unidades. E é nesse segmento que efetivamente a disputa em 2024 está bastante acirrada.
LEIA MAIS
→Fiat Strada sustenta liderança de vendas em julho
→Picapes e SUVs garantem a volta por cima da Fiat no Brasil
As duas primeiras colocadas no segmento da grandes, a Fiat Toro e a Toyota Hilux, perderam participação este ano. A picape da Fiat teve fatia reduzida de 23% para 20%, com 34,4 mil emplacamentos. A da marca japonesa baixou o market share de 20,5% para 18,5%, com 31,8 mil licenciamentos.
Quem mais ganhou no Top 5 foi a Ford Ranger, que subiu do quinto para o terceiro lugar no acumulado do ano, rebaixando as duas picapes da Chevrolet, Montana e S10. A picape da Ford teve vendas ampliadas de 11,3 mil para 18,2 mil unidades, expandindo participação de 7,6% para 10,6%.
Já as picapes Chevrolet perderam participação, com índices reduzidos de 13,4% para 10,3% e de 12% para 9,6%, respectivamente. Suas vendas, na mesma ordem, atingiram 17,7 mil e 16,5 mil unidades até agosto.
A Ram Rampage é destaque este ano, com 15,6 mil unidades comercializadas e participação de 9%, bem próxima, portanto, da S10. O modelo que começou a ser produzido em Goiana, PE, no ano passado, já ultrapassou picapes tradicionais do mercado brasileiro, com a Renault Oroch e Nissan Frontier.
Complementam o Top 10 das picapes grandes mais vendidas no Brasil os modelos Renault Oroch, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e VW Amarok. A Fiat Titano, lançada em março, acumula venda de 2.434 unidades, ocupando a 11ª colocação.
Modelo Vendas- jan/ago 2024 Participação
1º FIAT/TORO 34.400 20,07%
2º TOYOTA/HILUX 31.771 18,54%
3º FORD/RANGER 18.231 10,64%
4º GM/MONTANA 17.734 10,35%
5º GM/S10 16.449 9,60%
6º RAM/RAMPAGE 15.569 9,09%
7º RENAULT/OROCH 8.275 4,83%
8º MITSUBISHI/L200 7.504 4,38%
9º NISSAN/FRONTIER 6.980 4,07%
10º VW/AMAROK 3.582 2,09%
11º FIAT/TITANO 2.434 1,42%
Total 171.361 100%
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024