Balanço divulgado pela Bright Consulting indica venda de 95.822 veículos leves na primeira quinzena de setembro, com queda nominal de 4,6% sobre os 100.562 emplacamentos do mesmo período de agosto e alta de 19,5% em relação aos 80.122 dos 15 dias de idêntico mês de 2023.

Considerando, contudo, o número de dias úteis – de 10 e 11, respectivamente, no comparativo mensal – verifica-se crescimento de 4,8% na média diária de vendas no mercado automotivo brasileiro. A venda direta ficou em 45,8%.

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A General Motors perdeu 1,8 ponto porcentual de participação quando comparadas as primeiras quinzenas de setembro e agosto, ao mesmo tempo que a Toyota ganhou 1 ponto porcentual e a Hyundai e Jeep, pela ordem, 0,7 e 0,8 ponto porcentual.

No mesmo comparativo, o segmento de picapes médias teve participação ampliada de 5,8% para 7,1%. Os modelos em destaque por esse ganho, segundo a consultoria, foram a Toyota Hilux, com 2.702 unidades e expansão de 27%, Nissan Frontier, com 508 (+57%), e VW Amarok, com 457 (+46%).

O market share dos eletrificados fechou a quinzena abaixo de 5,9%, contabilizando 5.652 unidades, das quais 38,9% de carros elétricos, 34,4% de híbridos plug-in e 26,9% de modelos HEV/EV.

O ranking de veículos puramente elétricos tem as marcas BYD (71,5%), Volvo (7,8%) e GWM(5,6%) nas três primeiras colocações Já os veículos plug-In têm BYD, GWM e Volvo com 44,1%, 30,3% e 8% respectivamente. No caso dos veículos, MH EV/HEV o Top 3 contempla a Toyota, com 47%, GWM, com 15%, e Mercedes-Benz, com 9%.


Foto: Divulgação/Toyota

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