A participação da Volvo na IAA Transportation 2024, o Salão Internacional do Transporte de Hanover, Alemanha, de portas abertas ao público de 17 a 22 de setembro, traz projeto de desenvolvimento de caminhão com motor a combustão acionado por hidrogênio. A fabricante entende que a solução será mais uma rota para alcançar sua meta de zero emissões líquidas, bem como a dos clientes.
No planejamento da empresa, os testes nas estradas deverão começar em 2026 e o lançamento comercial do caminhão até o fim desta década. Para a marca, motores a combustão movidos a hidrogênio verde se apresentam como mais adequados para as tarefas de longas distâncias rodoviárias e onde a infraestrutura de recarga elétrica é limitada. Também será mais opção no portfólio da companhia com caminhões elétricos, células de combustível e modelos movidos por combustíveis renováveis.
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“Caminhões com motor de combustão interna tradicional, mas operando com hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que nossos caminhões a diesel, mas com o benefício adicional de emissões líquidas de CO2 potencialmente zero do poço à roda. Eles serão um complemento valioso para nossos caminhões elétricos a bateria,” resumiu Jan Hjelmgren, diretor de gestão de Produtos e Qualidade da Volvo Trucks.
A Volvo reforça que para descarbonizar o transporte pesado serão necessárias diversas tecnologias com o objetivo de atender características próprias de determinadas aplicações, tamanho e perfil da infraestrutura disponível, além do preço da energia.
Os caminhões Volvo com motores de combustão movidos a hidrogênio contarão com injeção direta de alta pressão (HPDI), na qual uma pequena quantidade de combustível é injetada para permitir a ignição antes da adição de hidrogênio. Para esse desenvolvimento, o Grupo Volvo assinou acordo com a Westport Fuel Systems para uma joint venture em tecnologia HPDI. Parceria deverá entrar em operação no segundo trimestre de 2024.
Foto: Divulgação Volvo