Produto

Volvo aposta em motor a combustão movido a hidrogênio

Projeto espera iniciar testes na estrada em 2026 e lançamento previsto até fim da década

A participação da Volvo na IAA Transportation 2024, o Salão Internacional do Transporte de Hanover, Alemanha, de portas abertas ao público de 17 a 22 de setembro, traz projeto de desenvolvimento de caminhão com motor a combustão acionado por hidrogênio. A fabricante entende que a solução será mais uma rota para alcançar sua meta de zero emissões líquidas, bem como a dos clientes.

No planejamento da empresa, os testes nas estradas deverão começar em 2026 e o lançamento comercial do caminhão até o fim desta década. Para a marca, motores a combustão movidos a hidrogênio verde se apresentam como mais adequados para as tarefas de longas distâncias rodoviárias e onde a infraestrutura de recarga elétrica é limitada. Também será mais opção no portfólio da companhia com caminhões elétricos, células de combustível e modelos movidos por combustíveis renováveis.

LEIA MAIS

→Volvo prepara lançamento de caminhão elétrico com autonomia de 600 km

“Caminhões com motor de combustão interna tradicional, mas operando com hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que nossos caminhões a diesel, mas com o benefício adicional de emissões líquidas de CO2 potencialmente zero do poço à roda. Eles serão um complemento valioso para nossos caminhões elétricos a bateria,” resumiu Jan Hjelmgren, diretor de gestão de Produtos e Qualidade da Volvo Trucks.

A Volvo reforça que para descarbonizar o transporte pesado serão necessárias diversas tecnologias com o objetivo de atender características próprias de determinadas aplicações, tamanho e perfil da infraestrutura disponível, além do preço da energia.

Os caminhões Volvo com motores de combustão movidos a hidrogênio contarão com injeção direta de alta pressão (HPDI), na qual uma pequena quantidade de combustível é injetada para permitir a ignição antes da adição de hidrogênio. Para esse desenvolvimento, o Grupo Volvo assinou acordo com a Westport Fuel Systems para uma joint venture em tecnologia HPDI. Parceria deverá entrar em operação no segundo trimestre de 2024.


Foto: Divulgação Volvo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás