Empresa

Horse vai fornecer motor para carro híbrido flex da brasileira Lecar

Montadora brasileira promete lançar o 459 Hybrid em 2026

AHorse vai fornecer motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid, que tem lançamento programado para 2026 e será o primeiro modelo da montadora brasileira de veículos elétricos e híbridos fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis.

Esse primeiro contrato fechado pela Horse prevê a entrega à Lecar de 12 mil unidades anuais de seus motores HR10 de 1.0 litro e 3 cilindros, projetados para operar com gasolina e etanol. Dependendo da demanda, o volume poderá ser ampliado.

LEIA MAIS

Horse acelera nacionalização de motores com linha de cabeçotes de R$ 200 milhões

Matias Giannini, engenheiro formado na Unicamp, é o CEO global da Horse

“Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo”, comenta Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain Limited. “Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs (veículo elétrico de alcance estendido), uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão”.

O executivo explica que, ao contrário dos PHEVs tradicionais, o motor a combustão de um EREV nunca aciona diretamente as rodas do carro – ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.

“Isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado”, complementa comunicado da Horse.

A bateria pode ser carregada usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. “Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV”, garante a fabricante de motores.

Patrice Haettel, CEO da Horse, lembra que o motor HR10, fabricado em Curitiba, PR, para a tecnologia Range Extender, já equipa um veículo comercial leve.

“Por isso, nos tornamos o fornecedor perfeito para a visão da Lecar. Este é um marco significativo para a empresa, que continua a cumprir sua estratégia de desenvolver soluções sob medida para cada mercado.”, complementa o CEO.

O acordo entre as duas empresas foi fechado após o desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid, em agosto, quando a montadora brasileira comprou uma unidade HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste. Além do HR10, o modelo utilizará um gerador elétrico da WEG, parceiro de componentes elétricos da Horse para solução Range Extender.

“A Horse é o parceiro ideal para a produção do 459 Hybrid , pois está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, diz Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.


Foto: Divulgação/Horse

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás