Empresa

Horse vai fornecer motor para carro híbrido flex da brasileira Lecar

Montadora brasileira promete lançar o 459 Hybrid em 2026

AHorse vai fornecer motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid, que tem lançamento programado para 2026 e será o primeiro modelo da montadora brasileira de veículos elétricos e híbridos fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis.

Esse primeiro contrato fechado pela Horse prevê a entrega à Lecar de 12 mil unidades anuais de seus motores HR10 de 1.0 litro e 3 cilindros, projetados para operar com gasolina e etanol. Dependendo da demanda, o volume poderá ser ampliado.

LEIA MAIS

Horse acelera nacionalização de motores com linha de cabeçotes de R$ 200 milhões

Matias Giannini, engenheiro formado na Unicamp, é o CEO global da Horse

“Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo”, comenta Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain Limited. “Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs (veículo elétrico de alcance estendido), uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão”.

O executivo explica que, ao contrário dos PHEVs tradicionais, o motor a combustão de um EREV nunca aciona diretamente as rodas do carro – ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.

“Isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado”, complementa comunicado da Horse.

A bateria pode ser carregada usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. “Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV”, garante a fabricante de motores.

Patrice Haettel, CEO da Horse, lembra que o motor HR10, fabricado em Curitiba, PR, para a tecnologia Range Extender, já equipa um veículo comercial leve.

“Por isso, nos tornamos o fornecedor perfeito para a visão da Lecar. Este é um marco significativo para a empresa, que continua a cumprir sua estratégia de desenvolver soluções sob medida para cada mercado.”, complementa o CEO.

O acordo entre as duas empresas foi fechado após o desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid, em agosto, quando a montadora brasileira comprou uma unidade HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste. Além do HR10, o modelo utilizará um gerador elétrico da WEG, parceiro de componentes elétricos da Horse para solução Range Extender.

“A Horse é o parceiro ideal para a produção do 459 Hybrid , pois está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, diz Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.


Foto: Divulgação/Horse

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

GM abre PDV em SJC atendendo pedido dos trabalhadores

É o que informa o presidente do sindicato, Valmir Mariano. Entre os benefícios, um Onix…

% dias atrás

Randon entrega semirreboque eletrificado nos EUA

Transporte de carga

% dias atrás

GWM promete pagar 100% da tabela Fipe na troca de um usado

Promoção vai até domingo e vale para modelos produzidos a partir de 2021

% dias atrás

Montadoras intensificam campanha por revisão de regras de emissões na Europa

Movimento tem a dissidência da Stellantis, que diz que se preparou para a nova etapa

% dias atrás

Camex eleva apenas o Imposto de Importação de pneus de passeio

Nesse caso, para 25% por um ano. O de carga se mantém em 16% e…

% dias atrás

Iveco Group investe na flexibilidade energética

FPT leva para a IAA Transportation 2024 motores multicombustíveis de baixa ou zero emissão

% dias atrás