Produto

Mercedes-Benz Actros L: cara de elétrico com coração a diesel.

Lançamento da marca na IAA Transportation 2024 encaminha evolução dos veículos comerciais definidos por software

Embora a descarbonização no transporte seja o grande tema da IAA Transportation 2024, o Salão de Hanover, e da própria Daimler Truck, a visão de que motores convencionais a diesel ainda terão longa vida não saiu de cena.

Tanto é assim que a Mercedes-Benz reservou para o evento o lançamento do Actro L, caminhão com aparência futurista, motor a combustão mais eficiente e arquitetura que avança no conceito de veículo definido por software.

O modelo chama atenção, em especial pelo design. O desenvolvimento adotou linhas que remetem aos caminhões elétricos da marca, como o próprio eActros 600, a maior estrela no estande da Daimler Truck no salão.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz eActros 600 começará a ser produzido em novembro

→Linha do Mercedes-Benz Atego cresce com dois pesados

De acordo com a fabricante, a engenharia aprimorou a aerodinâmica da cabine e recalibrou motor. Em conjunto com um pacote de recursos de segurança e de assistência de direção, a Mercedes-Benz diz que conseguiu oferecer uma economia de até 3% no consumo.

A marca ainda destaca que o Actros L oferece um deslocamento mais silencioso por operar com rotação menor a 80 km/h, o que também ajuda a reduzir o consumo de combustível.

Junto com o elétrico eActros 600, o Actros L endereça transformação digital em direção aos veículos comerciais definidos por software. Os modelos já são equipados com uma arquitetura mecatrônica que permite processamento de dados 20 vezes mais rápido que as gerações anteriores.

Em termos práticos, permite aprimorar os sistemas de segurança ativa, como também ampliar as funcionalidades da conectividade e proporcionar mais conforto ao motorista. Um dos recursos, por exemplo, tem a capacidade de detectar eventual perigo, como uma obra, e encaminhar a advertência aos outros veículos próximos.

De acordo com a Daimler Truck, no futuro será possível ativar muitas dessas funções por antena no próprio caminhão, sem necessidade de visitar uma oficina. O veículo também poderá incorporar tarefas administrativa do dia a dia, como transmitir documentos de frete, reservar espaço de estacionamento em estação de carregamento ou até mesmo pedir antecipadamente a refeição na próxima parada de descanso.


Fotos: Divulgação Daimler Truck

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás