Lançamento da marca na IAA Transportation 2024 encaminha evolução dos veículos comerciais definidos por software
Embora a descarbonização no transporte seja o grande tema da IAA Transportation 2024, o Salão de Hanover, e da própria Daimler Truck, a visão de que motores convencionais a diesel ainda terão longa vida não saiu de cena.
Tanto é assim que a Mercedes-Benz reservou para o evento o lançamento do Actro L, caminhão com aparência futurista, motor a combustão mais eficiente e arquitetura que avança no conceito de veículo definido por software.
O modelo chama atenção, em especial pelo design. O desenvolvimento adotou linhas que remetem aos caminhões elétricos da marca, como o próprio eActros 600, a maior estrela no estande da Daimler Truck no salão.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz eActros 600 começará a ser produzido em novembro
→Linha do Mercedes-Benz Atego cresce com dois pesados
De acordo com a fabricante, a engenharia aprimorou a aerodinâmica da cabine e recalibrou motor. Em conjunto com um pacote de recursos de segurança e de assistência de direção, a Mercedes-Benz diz que conseguiu oferecer uma economia de até 3% no consumo.
A marca ainda destaca que o Actros L oferece um deslocamento mais silencioso por operar com rotação menor a 80 km/h, o que também ajuda a reduzir o consumo de combustível.
Junto com o elétrico eActros 600, o Actros L endereça transformação digital em direção aos veículos comerciais definidos por software. Os modelos já são equipados com uma arquitetura mecatrônica que permite processamento de dados 20 vezes mais rápido que as gerações anteriores.
Em termos práticos, permite aprimorar os sistemas de segurança ativa, como também ampliar as funcionalidades da conectividade e proporcionar mais conforto ao motorista. Um dos recursos, por exemplo, tem a capacidade de detectar eventual perigo, como uma obra, e encaminhar a advertência aos outros veículos próximos.
De acordo com a Daimler Truck, no futuro será possível ativar muitas dessas funções por antena no próprio caminhão, sem necessidade de visitar uma oficina. O veículo também poderá incorporar tarefas administrativa do dia a dia, como transmitir documentos de frete, reservar espaço de estacionamento em estação de carregamento ou até mesmo pedir antecipadamente a refeição na próxima parada de descanso.
Fotos: Divulgação Daimler Truck
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.