Pensado para transporte urbano, veículo associa as dimensões do Kangoo L2, a agilidade do Clio e o volume de carga do Trafic.
A Renault aproveita a IAA 2024, que abre suas portas ao público nesta terça-feira, 17, em Hanover, Alemanha, para apresentar o Estafette Concept, inspirado em uma versão da van Estafette lançada em 1959 que antecipa como serão seus veículos elétricos urbanos do futuro.
Quanto ocorrer, sua produção estará a cargo da Flexis, empresa independente fundada pelos grupos Renault, Volvo e CMA CGM para responder aos desafios da transição energética e da logística na mobilidade.
Pensado para um uso urbano, o conceito é um veículo comercial leve 100% elétrico e 100% conectado, que associa as dimensões do Kangoo L2, a agilidade do Clio e o volume de carga do Trafic. Tem por base a arquitetura SDV (veículo definido por software) da plataforma FlexEVan, desenvolvida pela Ampere, que contribui para uma redução de 30% dos custos de utilização.
“É ótimo contribuir para dar vida à ambição do Renault e seus parceiros Volvo e CMA CGM de revolucionar a logística urbana para que ela seja mais sustentável, segura, integrada ao uso urbano e a serviço de todos, dos motoristas aos habitantes”, comenta o CEO da Flexis, Philippe Divry.
Dentre os diferenciais do modelo conceito, as grandes portas laterais deslizantes abertas com um único movimento, sem a necessidade de forçar a abertura como em um furgão clássico de pequeno porte. “Isso permite um ganho de tempo substancial, além de menor fadiga do punho do motorista ao final da jornada de trabalho com dezenas de entregas”, destaca a Renault.
Na parte de trás, uma persiana de enrolar permite abrir totalmente a parte traseira do furgão. Ao contrário das portas traseiras convencionais, ela não exige nenhum vão adicional para sua abertura. Por isso, o furgão pode ser estacionado de ré em qualquer doca de carga, facilitando a movimentação das mercadorias.
Foto: Divulgação/Renault
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