Produto

Porto Real inicia produção do Basalt e se prepara para quinto modelo

Stellantis pretende atrair mais fornecedores para o complexo produtivo fluminense

O terceiro e último produto da família C-Cubed da Citroën será lançado na primeira semana de outubro. O Basalt, SUV cupê, se somará ao hatch Novo C3, no mercado desde 2022, e ao C3 AirCross, SUV compacto apresentado no ano passado, além do já veterano C4 Cactus, todos fabricados no complexo industrial da Stellantis de Porto Real, RJ.

O início de produção do Basalt, oficialmente deflagrado nesta terça-feira, 17, pontua também o encerramento de um longo ciclo de investimentos para a modernização da fábrica do sul-fluminense, lançamentos de produtos e adoção da plataforma CMP, base hoje do trio de veículos nacionais da família C-Cubed.

De 2011 até agora a unidade foi destino R$ 10 bilhões. Em maio, a Stellantis anunciou um novo aporte de R$ 3 bilhões a ser aplicado de 2025 a 2030. Os recursos contemplarão, em especial, a adoção de novas tecnologias, sistemas produtivos, equipamentos e o lançamento de um quinto veículo.

“O novo ciclo reforçará a aptidão multimarcas da nossa fábrica. Planejamos também ampliar a produção, gerar novos empregos e reforçar toda a cadeia automotiva no desenvolvimento e localização de novas tecnologias que aceleram a descarbonização da mobilidade”, diz em comunicado Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com a declaração, o executivo reafirma que o futuro e quinto veículo a ser montado em Porto Real não será um Citröen, mas sim de outra marca do grupo que produz no País ainda Fiat, Jeep e Ram. As maiores apostas recaem sobre o utilitário esportivo compacto Jeep Avenger.

Desde a inauguração em 2001  até 2023, Porto Real também foi base produtiva da Peugeot, marca que conta agora com modelos montados na Argentina, Uruguai e Europa.

LEIA MAIS

→ Porto Real receberá R$ 3 bilhões até 2030

A planta, que em mais de duas décadas já superou 1,8 milhão de veículos produzidos e 2,5 milhões de motores, tem capacidade para fabricar anualmente 160 mil veículos em três turnos de trabalho. Com cerca de 5 mil funcionários diretos e indiretos, opera hoje em um único período ao ritmo de 27 veículos por hora.

Francis Jorge, diretor da fábrica de Porto Real, antecipa também o encaminhamento de programa de atração de mais empresas para o parque de fornecedores do polo industrial. A montadora contabiliza hoje dez deles na região, sendo sete dentro do complexo industrial.

“Estamos em negociação com mais dez empresas”, diz o executivo, que projeta dobrar a participação de 15%  da região nas compras anuais da planta e que chegarão ao patamar de R$ 2 bilhões em 2024.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás