Produção do material reduz em 80% as emissões de CO2 se comparada ao processo do aço convencional
Na IAA Transportation 2024, até 22 de setembro em Hanover, Alemanha, a Volvo anunciou que aumentará o uso de aço com baixa emissão de CO2 na produção dos caminhões FH e FM. O metal, fornecido pela siderúrgica sueca SSAB, é manufaturado com material reciclado e sem energia proveniente de combustíveis fósseis no processo.
Segundo cálculos da fabricante, as emissões de carbono são reduzidas em torno de 80% em comparação à produção do aço convencional com uso de energia fóssil.
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A Volvo já utiliza o SSAB Zero, como é denominado o metal, em seus caminhões elétricos desde 2022 e, agora, passa a introduzi-lo também nos modelos a diesel. A empresa planeja produzir no próximo ano 12 mil longarinas com o material para montagem de veículos das linhas FH e FM.
Com a iniciativa, a Volvo evitará a emissão de 6,6 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. “Este é um passo adicional em direção à nossa visão de emissões zero. Também estamos procurando trocar outros materiais, como alumínio e plástico, por alternativas de baixa emissão”, conta em nota Jan Hjelmgren, vice-presidente sênior de Gestão de Produto e Qualidade da Volvo Trucks.
Segundo a Volvo, o potencial de redução de emissões de GEE é alto devido à grande quantidade de aço nos veículos, 47% em um caminhão a diesel FH. O índice, por sua vez, representa 44% das emissões na produção do veículo, da entrada à saída da linha de montagem, de um total de 21 toneladas de CO2.
Foto: Divulgação Volvo Trucks
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