Empresa

Ford oficializa repasse da fábrica da Troller ao governo do Ceará

Unidade já foi confirmada como futura base de produção multimarcas pela Comexport

Menos de dois meses depois de a Comexport afirmar que assumiria a desativada fábrica da Troller em Horizonte, CE, a Ford confirmou nesta segunda-feira, 23, por meio de comunicado oficial, que entrou em acordo para transferir as instalações da planta para o governo do Estado do Ceará.

No curto texto a Ford, que adquiriu as instalações cearenses em 2007, não revela valores ou quaisquer outras condições acordadas. Política, diz apenas que  empresa e governo “dão um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense”.

Em 9 de agosto, cerimônia realizada no Palácio da Abolição, sede do governo cearense, serviu para anunciar a Geraldo Alckmin, Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que a Comexport, empresa de comércio exterior e supply chain, desembolsará R$ 400 milhões e contratará 250 funcionários para reativar a fábrica.

O último utilitário esportivo com a marca Troller foi montado nas instalações que ocupam 127 mil metros quadrados a 45 km da capital cearense no fim de 2021, meses depois de a Ford decidir pelo fim de sua centenária produção local.

A Comexport afirma que a unidade será multimarca e entrará em operação no primeiro trimestre de 2025. Segundo Rodrigo Teixeira, vice-presidente e diretor de importação da empresa, Horizonte fabricará seis veículos elétricos e a etanol para terceiros. Não adiantou, porém, para quais marcas — se aqui já instaladas ou que ainda pretendem entrar no mercado brasileiro.

LEIA MAIS

→ Ford encaminha ampliação do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na Bahia

A Comexport tem forte atuação na importação de veículos para o Brasil. Pelo menos uma dúzia de montadoras, dentre elas Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM e Volkswagen e Toyota, utilizam os serviços da empresa.

“Esse projeto implica em um cronograma para que as peças também sejam produzidas no Brasil, e em grande parte no Ceará. Queremos transformar essa área num grande polo automobilístico do País”, afirmou então o governador cearense Elmano de Freitas, após assinar contrato de comodato para cessão das instalações, mesmo antes de a Ford assinar o acordo.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás