Com a chegada nas revendas brasileiras dos primeiros veículos confirmada para 2025, a chinesa Leapmotor International, começa sua trajetória na Europa este mês.

A partir deste mês, a 15ª marca da Stellantis começa a receber pedidos para dois de seus modelos elétricos e por preços que podem incomodar muito os produtos produzidos localmente.

O compacto T03, veículo urbano, é o primeiro a ter as vendas iniciadas até a próxima semana e por preços a partir de € 18,9 mil, o que pode trazer desconforto para muitos dos produtos fabricados localmente. Já o SUV C10 estará nas concessionárias no mês que vem por € 36,4 mil.

Os dois modelos foram apresentados à imprensa nesta terça-feira, 24, em Milão, Itália, e, até o fim do ano, serão vendidos em rede de mais de cerca de 350 concessionárias da Stellantis espalhadas pelos principais mercados europeus.

Inicialmente importado da China, o T03 já tem definida sua montagem na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia, o que evitará as tarifas extras da União Europeia sobre elétricos trazidos da China.

A Leapmotor International é joint venture da Stellantis com a chinesa Leapmotor. A parceria foi a ferramenta encontrada pela Stellantis para acelerar sua oferta global de automóveis de entrada movidos a bateria ante concorrentes bem mais adiantados na eletrificação.

Tanto que pretende lançar pelo menos um novo modelo por ano no mercado global nos próximos três anos e vender  500 mil unidades até o fim da década.

Criada há apenas um ano, a empresa, que tem 51% do capital nas mãos da Stellantis, tem o direito de produzir e vender modelos Leapmotor no mercado internacional constituído por mais de 130 países, além de exportar os veículos fabricados na China..

A parceria envolveu ainda aporte de € 1,5 bilhão da Stellantis na compra de 21% das ações da startup chinesa criada em 2015 e que vendeu seus primeiros veículos somente em 2019.

“O objetivo comum é acelerar e aumentar as vendas dos produtos de alta tecnologia da Leapmotor a preços acessíveis em todo o mundo, utilizando os recursos globais e o know-how comercial da Stellantis”, diz a quarta maior produto mundial de veículos.

Leapmotor C10

 

A partir do quarto trimestre de 2024, enfatiza a Stellantis, as operações comerciais da Leapmotor International serão expandidas para países do Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e América do Sul, especialmente Brasil e Chile.

Aqui, a Leapmotor já tem até site oficial, no qual a empresa relata muito pouco da sua história, seus objetivos e  informa alguns prazos para a estruturação da operação. Sobre produtos, mesmo, diz apenas que são eletrificados e  dispõe de algumas fotos com silhuetas do C10, além de propor que os interessados preencham um cadastro para mais informações.

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Com base nos valores praticados na Europa e considerando 18% do Imposto de Importação que começou a vigorar a partir de julho, é possível  imaginar que o T03 poderá custar algo em torno de R$ 120 mil, caso a empresa adote estratégia comercial agressiva.

O modelo tem autonomia estimada em 265 km e será concorrente direto do Dolphin Mini, elétrico compacto da BYD lançado no começo deste ano e que acumulou mais de 12,8 mil licenciamentos até agosto.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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