Compacto urbano T03 pode rodar 265 km e custa o equivalente a R$ 120 mil no mercado europeu
Com a chegada nas revendas brasileiras dos primeiros veículos confirmada para 2025, a chinesa Leapmotor International, começa sua trajetória na Europa este mês.
A partir deste mês, a 15ª marca da Stellantis começa a receber pedidos para dois de seus modelos elétricos e por preços que podem incomodar muito os produtos produzidos localmente.
O compacto T03, veículo urbano, é o primeiro a ter as vendas iniciadas até a próxima semana e por preços a partir de € 18,9 mil, o que pode trazer desconforto para muitos dos produtos fabricados localmente. Já o SUV C10 estará nas concessionárias no mês que vem por € 36,4 mil.
Os dois modelos foram apresentados à imprensa nesta terça-feira, 24, em Milão, Itália, e, até o fim do ano, serão vendidos em rede de mais de cerca de 350 concessionárias da Stellantis espalhadas pelos principais mercados europeus.
Inicialmente importado da China, o T03 já tem definida sua montagem na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia, o que evitará as tarifas extras da União Europeia sobre elétricos trazidos da China.
A Leapmotor International é joint venture da Stellantis com a chinesa Leapmotor. A parceria foi a ferramenta encontrada pela Stellantis para acelerar sua oferta global de automóveis de entrada movidos a bateria ante concorrentes bem mais adiantados na eletrificação.
Tanto que pretende lançar pelo menos um novo modelo por ano no mercado global nos próximos três anos e vender 500 mil unidades até o fim da década.
Criada há apenas um ano, a empresa, que tem 51% do capital nas mãos da Stellantis, tem o direito de produzir e vender modelos Leapmotor no mercado internacional constituído por mais de 130 países, além de exportar os veículos fabricados na China..
A parceria envolveu ainda aporte de € 1,5 bilhão da Stellantis na compra de 21% das ações da startup chinesa criada em 2015 e que vendeu seus primeiros veículos somente em 2019.
“O objetivo comum é acelerar e aumentar as vendas dos produtos de alta tecnologia da Leapmotor a preços acessíveis em todo o mundo, utilizando os recursos globais e o know-how comercial da Stellantis”, diz a quarta maior produto mundial de veículos.
A partir do quarto trimestre de 2024, enfatiza a Stellantis, as operações comerciais da Leapmotor International serão expandidas para países do Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e América do Sul, especialmente Brasil e Chile.
Aqui, a Leapmotor já tem até site oficial, no qual a empresa relata muito pouco da sua história, seus objetivos e informa alguns prazos para a estruturação da operação. Sobre produtos, mesmo, diz apenas que são eletrificados e dispõe de algumas fotos com silhuetas do C10, além de propor que os interessados preencham um cadastro para mais informações.
LEIA MAIS
→ Stellantis quer “espalhar” 500 mil Leapmotor pelo mundo em 5 anos
Com base nos valores praticados na Europa e considerando 18% do Imposto de Importação que começou a vigorar a partir de julho, é possível imaginar que o T03 poderá custar algo em torno de R$ 120 mil, caso a empresa adote estratégia comercial agressiva.
O modelo tem autonomia estimada em 265 km e será concorrente direto do Dolphin Mini, elétrico compacto da BYD lançado no começo deste ano e que acumulou mais de 12,8 mil licenciamentos até agosto.
Foto: Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…