A Volkswagen Caminhões e Ônibus preparou um plano de ataque para começar a contar uma história de maior protagonismo no chamado segmento de caminhões extrapesados. A ofensiva começa na Fenatran 2024, para onde a marca levará novos integrantes que ampliam as opções para o transportador em aplicações rodoviárias.
Para o novo arranjo no portfólio, a VWCO introduz o Constellation 20.480, versão 4×2 que passa a fazer papel de entrada dentre os cavalos-mecânicos da marca. O modelo, o primeiro da família a receber o motor de 13 litros da fabricante, surge como opções para cumprir necessidades de até 56 toneladas de peso bruto total combinado.
O lançamento é um tipo de coringa para ampla variedade de operações rodoviárias em transferências de cargas volumosas e alta velocidade de cruzeiro. Antes mesmo de ser apresentado na Fenatran, a marca já anuncia encomenda de 80 unidades pela transportadora Gabardo para operações de transferência de veículos.
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A estratégia segue também com oferta de mais robustez nas alternativas 6×2 da família Meteor com os 25.480 HD e 28.480 HD. As versões receberam eixos reforçados, o que proporcionou aumento de 5% na capacidade de tração. Agora, as opões ficam adequadas para semirreboques de quatro eixos e capacidade para 58,5 toneladas.
Estreia com as novidades ainda o que a marca chamou de pacote Highline. Basicamente, um novo painel de instrumentos de 10 polegadas e central multimídia de 7 polegadas, ambos totalmente digitais, que aprimora a interface do veículo com o motorista.
O novo cluster entrega 80 funcionalidades, desde o peso da composição ao controle de altura do veículo, enquanto a central multimídia abriga outros 30 recursos, em especial de conectividade. A oferta não fica restrita apenas aos pesados, mas para toda a linha de caminhões da marca.
Para Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda da VWCO, os lançamentos permitirão a marca avançar em participação na categoria de extrapesados, zona nebulosa que reúne cavalos-mecânicos com motores acima de 420 cv que representam 43% do mercado de caminhões, até agosto algo em torno de 34 mil unidades.
“Pela primeira vez, chegamos ao terceiro lugar no ranking nas vendas de caminhões acima de 420 cv, dobramos nossa participação para 18%. Com as novas ofertas, a perspectiva é de obter mais 4 pontos porcentuais ao longo do próximo ano”, acredita Alouche.
Encerra o pacote de novidade em pesados ainda a introdução de freio auxiliar hidráulico retarder. O sistema entrega seis estágios de frenagem, alcançando até 1.225 cv de potência. É um item que contribui com a produtividade ao permitir aumentar em até 50% a velocidade nas descidas sem preocupações de aquecimento de freio e prejuízo na segurança.
Foto: Divulgação VWCO
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