Com novo motor elétrico caminhão ganhou 7% a mais de torque e aumento de capacidade de carga útil
A Volkswagen Caminhões e Ônibus levará para a Fenatran 2024, de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, oferta que a fabricante ressalta como nova geração do e-Delivery. O caminhão na versão para até 11 toneladas ganhou novo motor elétrico de 280 kW, o que promoveu elevar o torque em 7%, para 2.700 Nm, além de ter recebido um novo sistema de gerenciamento de bateria mais eficiente.
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De acordo com a fabricante, com o contínuo desenvolvimento da eletromobilidade natural surgir componentes aprimorados. No caso do e-Delivery, a montadora conseguiu promover redução de peso. O modelo passou a dispor de mais capacidades. Com peso bruto total homologado de 11,4 toneladas, o modelo agora pode transportar até 6,3 toneladas de carga útil, 16% a mais relação à versão anterior.
“Estamos entregando mais capacidade de resposta e aumento de produtividade, o que se traduz em mais valor para o transportador”, resume Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.
O executivo conta que a opção elétrica da marca também recebeu um novo sistema de arrefecimento das baterias. Com isso, além da opção de carregamento em corrente alternada, possibilitou a introdução de novos carregadores de corrente contínua para recargas rápidas 0 a 80% em apenas 1 hora.
A engenharia ainda providenciou uma nova tomada de força de fábrica, a chamada e-PTO com potência de 30 kW (40 cv). “Foi projetada para as mais diversas aplicações, além de permitir instalação em qualquer do veículo. Cabe lembrar, que o e-Delivery aceita mais de 30 tipos implementos, desde os indicados para abastecimento de aeronaves aos compactadores de lixo, como já algumas unidades atuam”, lembra Chaves.
Desde que foi lançado em 2021, a VWCO conta em torno de 400 unidades do e-Delivery em circulação no País. Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-venda da montadora, adianta tem em carteira até 150 elétricos, dos quais 50 em fase de emplacamento.
“Com essa nova geração, estamos garantindo para o transportador um custo total de operação em torno de 10% menor, o que nos coloca no horizonte intenção de dobrar os volumes”, observa Alouche.
Um dos termômetros para medir os propósitos do representante da VWCO será a Fenatran 2024. Para ele, a edição será essencialmente de negócios em oposição à feira anterior.
“A ocasião foi marcada pelo advento do Euro 6, com produtos, em média, 15% mais caros e de promessas sobre o que entregaria os caminhões. Agora, os veículos já estão maturados, o cliente já conhece e os sinais da economia são bons.”
Foto: Divulgação VWCO
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