Empresa

Para produzir híbrido flex, brasileira Lecar busca habilitação no Mover

Dirigentes da empresa que terá fábrica no Espirito Santo se reuniram com Alckmin na semana passada

Com o objetivo de detalhar o sonhado projeto de criar uma montadora brasileira, dirigentes da Lecar estiveram na sexta-feira, 28, com o vice-presidente em exercício e titular do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Intermediado pelo consultor Milad Kalume Neto, o encontro também serviu para conversar sobre o Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, já requerido pela Lecar.

LEIA MAIS

Horse vai fornecer motor para carro híbrido flex da brasileira Lecar

GWM, a primeira “montadora nova” homologada no Mover

Seu projeto envolve a produção de um carro híbrido flex nacional já a partir do ano que vem e, nesse sentido, a empresa inclusive já acertou fornecimento de motor com a Horse, parceria da Renault que tem fábrica no Paraná.

Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, diz que Alckmin, na ocasião, enfatizou as iniciativas do governo federal em relação à inovação, tecnologia e descarbonização, incentivando a empresa a buscar esses recursos a fim de impulsionar os planos já em andamento.

“Estamos em busca de financiamento e incentivos fiscais para impulsionar a maior iniciativa de mobilidade híbrida a etanol já vista no Brasil”, destacou o CEO, lembrando que o Mover, sancionado em junho de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estimula investimentos em novas rotas tecnológicas e aumenta as exigências de descarbonização da frota automotiva brasileira.

Na avaliação do executivo, a realiação de um sonho coletivo dessa magnitude passa pelo apoio coletivo, seja do governo, fornecedores, apoiadores e, principalmente, do povo brasileiro: “É exatamente nisso que a Lecar está trabalhando”, enfatiza comunicado divulgado pela futura montadora nesta terça-feira, 1.

Seu primeiro modelo, o 459 Híbrido,  promete incorporar tecnologia com direção semiautônoma nível 2. Cerca de 83% das peças e componentes serão nacionais, visando facilitar manutenção e reposição. O veículo terá autonomia de 1 mil km com 30 litros de etanol.

Após o encontro de sexta-feira, ficou estabelecida uma nova agenda para que Alckmin conheça o escritório da marca, em Alphaville, São Paulo, e para o lançamento da pedra fundamental da planta industrial em Sooretama, no Espírito Santo, que deve ter as obras iniciadas ainda este ano.

“Não se cria uma montadora nacional sem apoio do governo. Nosso projeto independe de partidarismos. Queremos unir o Brasil em torno de uma marca que projetará nosso país ao mundo. A montadora nacional é um sonho coletivo e só vamos conseguir realizar com o apoio de todos”, completa Assis.


Foto: Divulgação/Lecar

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Strada lidera novamente e setembro e está perto do tetra

Picape da Fiat já têm 101,4 mil licenciamentos em nove meses

% dias atrás

Marcelo Langrafe assume diretoria comercial de automóveis Honda

Executivo atuava na mesma área de motocicletas da marca

% dias atrás

Fiat abre vantagem sobre Volkswagen e General Motors

Toyota se mantém em quarto lugar, mas Renault supera Hyundai e conquista a quinta colocação…

% dias atrás

Setembro teve 222,1 mil licenciamentos, 19% a mais do que um ano antes

Média diária de 10.577 unidades superou em 4,4% a de agosto

% dias atrás

VWCO fecha parceria com a Voltta

Acordo permite compra e gestão de energia elétrica

% dias atrás

A RIO, autopeças de SC, quer dobrar negócios na área agrícola

Empresa investe na aquisição de máquinas de usinagem, automação de processos e ampliação de capacidade…

% dias atrás