Mercado

Renave passa a ser obrigatório em São Paulo

Nove estados já aderiram ao registro que visa regularizar o mercado de usados, mas até então era opcional em todos eles

São Paulo é o primeiro estado a tornar obrigatório o Renave, Registro Nacional de Veículos em Estoque, que serve para informar a entrada e saída de veículos uados em estoque nos estabelecimentos que atuam na comercialização de automóveis e comerciais leves ou pesados.

Nove estados já aderiram ao registro – Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Paraná e São Paulo -, mas até esta terça-feira, 1, ele não era obrigatório em nenhum deles, o que muda agora com a decisão anunciada pelo estado paulista.

“Entre os benefícios do Renave para o setor automotivo estão a redução da informalidade e de fraudes sob a lente das instituições financeiras, além de mais  segurança para compradores e vendedores, que poderão sair do estabelecimento já com a operação de compra e venda finalizada e com o documento emitido em nome do comprador, mesmo em um final de semana”, esclarece comunicado divulgado pela B3.

No caso dos veículos novos, 100% das vendas feitas nas concessionárias passam pelo Renave. Porém, no âmbito dos usados, apenas 2% dos negócios acabam passando pelo sistema.

De acordo com uma estimativa da B3, os estados brasileiros deixam de arrecadar, por ano, mais de R$ 8 bilhões com as vendas de veículos usados que não estão no Renave.Até agosto de 2024 foram comercializados 10,2 milhões de veículos usados, de acordo com números da Fenauto.

“Quando nos aprofundamos na análise dos dados de financiamento de veículos no Brasil, observa-se que apenas 18% dos créditos realizados pelos bancos são liberados na conta do proprietário, vendedor do veículo. Com a chegada do Renave, acredito que caminharemos para um ambiente muito mais saudável para os negócios, reduzindo de forma considerável a informalidade do setor e também as fraudes que os bancos sofrem por conta desse cenário”, afirma Rodrigo Amancio de Oliveira, diretor de Produtos da Unidade de Infraestrutura para Financiamentos da B3.

A B3 opera o SNG, Sistema Nacional de Gravames, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.


 

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Publicado por
Redação AutoIndústria

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