Mercado

Fenabrave revisa para cima projeção de alta na venda de pesados

Mercado de caminhões deve crescer 18,5%, superando 123 mil unidades. No caso dos ônibus, expansão de 5%.

AFenabrave manteve projeção de crescimento de 15% nas vendas de veículos leves anunciada há 3 meses, o que representará perto de 2,5 milhões de unidades este ano. Já com relação aos pesados, a entidade está agora mais otimista e revisou os números para cima.

No caso dos caminhões, a alta antes estimada em 12% deve atingir 18,5%, com 123.423 emplacamentos no acumulado do ano, ante os 104.144 de 2023. No mercado de ônibus, a antes programada estabilidade foi trocada por expansão de 5%, com as vendas subindo de 24.622 no ano passado para 25.853 em 2024.

LEIA MAIS

Cummins para montadoras, Meritor para o aftermaket

Setembro teve 222,1 mil licenciamentos, 19% a mais do que um ano antes

Segundo a entidade, o PIB acima do previsto inicialmente, agora estimado em 2,9%, tem sido decisivo no desempenho positivo no segmento de caminhões. Com relação aos ônibus, o programa Caminho da Escola é o principal responsável pelo crescimento agora projetado para o ano.

Com 11.218 licenciamentos em setembro, o segmento de caminhões mostrou estabilidade na comparação com agosto, mas expressivo crescimento de 33% sobre idêntico mês do ano passado (8.424). No acumulado dos nove meses, esse mercado registra evolução de 7,5%, de 75,8 mil para 89 mil no comparativo interanual.

O segmento de ônibus retraiu em setembro sobre agosto, com, respectivamente, 2.449 e 2.885 unidades, mas no acumulado do ano verifica-se aumento de 4%, de 18.874 pE 19.630 unidades.

O presidente da Fenabrave, José Andreta Júnior, comenta que o mercado de caminhões ganhou tração no segundo semestre de 2024: “Os meses de julho, agosto e setembro mostraram números muito consistentes, com uma média bem superior às registradas no primeiro semestre”.

Na sua avaliação, as vendas foram impulsionadas  pela melhora no agronegócio e a retomada da construção civil e da indústria no geral, que implicaram no aumento de previsão do PIB no País.

No caso dos ônibus, que começou o ano em retração, a retomada vem sendo mais gradativa: “Em função das negociações do Programa Caminho da Escola em espera, por conta do período eleitoral, o último trimestre deve ser aquecido para o segmento e prevemos crescimento no acumulado do ano, se isso ocorrer”, afirma Andreta Jr.


Foto: Pixabay

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás