AAudi trata de colocar uma grande interrogação no pensamento dos potenciais compradores de SUVs grandalhões, potentes e de alto luxo. A marca começou a vender em sua rede de 42 concessionárias em todo o Brasil, por preços a partir de R$ 775 mil, a linha 2025 do Q8, seu utilitário esportivo topo de linha.
Não de agora uma referência para quem quer — e pode — despender uma pequena fortuna em um automóvel espaçoso e com desempenho esportivo, o sempre elegante Q8 recebeu retoques estéticos e recursos que deverão ser ainda mais considerados por quem, por exemplo, estava de olho em um BMW ou Mercedes-Benz na mesma faixa de preço.
A linha 2025 não trouxe novidades sob o capô. Nem precisava. O poderoso motor V6 de 3 litros e 340 cv de potência, com auxílio elétrico leve — entre 55 e 160 km/h, o SUV pode rodar com o motor desligado por até 40 segundos quando o motorista tira o pé do acelerador — é “prazer e diversão” garantidas.
Mesmo tendo de movimentar mais de 2 toneladas distribuídas por seus 4,99 m de comprimento, 2,19 m de largura e 1,69 m de altura. Com câmbio Tiptronic de oito marchas e tração integral ,acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.
O generoso entre-eixos de 2,99 m acomoda com muito conforto cinco passageiros, além de o modelo poder dispor de porta-malas de 605 litros.
Não é preciso relacionar todos os equipamentos e refinamento que um carro dessa categoria e preço necessariamente tem de oferecer. “O Q8 representa o nosso patamar mais elevado em termos de sofisticação, conforto, tecnologia e segurança”, pontua Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.
Alguns, entretanto, merecem a citação. No interior, por exemplo, chama a atenção o sofisticado sistema de som da Bang & Olufsen, multimidia de 10,1 polegadas (poderia ser maior nessa faixa de mercado) e o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, com função opcional de “visão noturna” — uma câmera identifica imagens na dianteira, como outros veículos, pedestres, e até animais.
Também opcionalmente é oferecido farois Full LED HD Matrix, de tecnologia a laser que amplifica a iluminação a partir de 70 km/h. Já as lanternas traseiras pela primeiras vez são em OLED que têm quatro assinaturas digitais.
LEIA MAIS
→ Audi buscará “S do Senna” em todas as rodovias brasileiras
→ Audi expande portfólio no Brasil com o luxuoso Q7
“O Q8 representa o nosso patamar mais elevado em termos de sofisticação, conforto, tecnologia e segurança”, pontua Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.
Sistemas ADAS contemplam, dentre outros, alerta de tráfego traseiro e saída de vaga, piloto automático adaptativo, câmera 360 graus, sistema automático de estacionamento, assistente de permanência em faixa
Em tempo: no Q8 o eixo traseiro também esterça até 5º para facilitar manobras em alta ou com velocidade reduzidas, a suspensão eletrônica suspende ou abaixa o Q8 em até 9 cm, a depender da aplicação e há cinco modos de condução: automático, eco, comfort, individual e esportivo.
Foto: Divulgação
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024