Destinado exclusivamente para uso em carretas, com benefícios em termos de segurança, economia e manutenção, o Meritor CalibrAR, conhecido globalmente como MTIS (Meritor Tire Inflation System), é a novidade anunciada pela Cummins para o ano que vem.
Desenvolvida pela CDBS, Cummins Drivetrain and Braking Systems, a tecnologia está atualmente em fase de testes no mercado brasileiro para adequação às características dos veículos que rodam localmente.
LEIA MAIS
→Cummins para montadoras, Meritor para o aftermaket
→Na Fenatran, Cummins apresenta novo eixo para extrapesados
“Ao manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento e permitindo, com isso, que o veículo continue rodando até um lugar seguro, o sistema eleva os padrões de eficiência das operações de frotas e a segurança de todos que convivem no trânsito”, diz Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.
Ele explica que a nova tecnologia é alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo:
“O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Ne sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”.
A tecnologia também monitora e realiza alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento na ponta do eixo, gerando vantagens para o custo total da operação (CTO).
Com a manutenção da pressão correta dos pneus, é possível obter até 1,5% de economia de combustível e aumentar em até 10% a vida útil dos pneus. A tecnologia elimina a necessidade de calibração frequente e prolonga o período entre as trocas de pneus.
O kit do novo Meritor CalibrAR inclui todos os componentes necessários para instalação, que pode ser feita em apenas três a quatro horas.
A Unidade de Aftermarket da CDBS tem atualmente mais de 3 mil itens ativos, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, que seguem com a marca Meritor. Leandro Carvalho, diretor de Aftermarket da CDBS para a América Latina, projeta crescimento de 14% nas vendas dessa área este ano.
“Nos últimos anos, implementamos uma série de ações, dentre as quais a adequação dos preços e do portfólio ao mercado de reposição, investimentos em treinamento de profissionais e reformulação da forma de atendimento aos distribuidores, visando ao crescimento contínuo de nossa operação no pós-vendas”, conclui Carvalho.
Foto: Divulgação/Cummins
- Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen - 4 de novembro de 2024
- Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota. - 4 de novembro de 2024
- Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028 - 4 de novembro de 2024