O Creta completou apenas sete anos de produção em Piracicaba, SP, mas a Hyundai não o deixa sossegado, mesmo sendo ainda o segundo colocado no ranking de SUVs e depois de ter passado por drásticas mudanças estéticas há três anos.

Nesta quarta-feira, 9, após 438 mil unidades vendidas desde 2017, ele chega às revendas da marca coreana mais uma vez de cara nova. Na verdade, para ser mais fiel, de cara nova, mas também traseira, interior, conteúdos e até motor.

E com mais um ingrediente que pode fazer tanta diferença quanto: preços idênticos aos praticados até agora para  as versões 1.0 turbo. A linha 2025, entretanto, tem mais uma alternativa, a inédita Ultimate, com o também inédito motor 1.6 turbo a gasolina de nada menos do que 193 cavalos e câmbio automático de sete velocidades.

A rigor, não fosse pelas laterais, incluindo as portas, a Hyundai poderia até chamar de nova geração, tamanha as mudanças mais perceptíveis e quase sempre valorizadas pelos consumidores.

Versões e preços

Comfort 1.0T – R$ 141.890,00
Limited 1.0T – R$ 156.490,00
Platinum 1.0T – R$ 172.690,00
N Line 1.0T – R$ 182.090,00
Ultimate 1.6T – R$ 189.990,00

A começar pelos inovador conjunto de iluminação dianteira, além da grade, para-choque  — diferentes na versão esportivada N Line — e até o capô. Igualmente a traseira passou por uma verdadeira “cirurgia plástica” e, além de receber novos para-choque e tampa do porta malas, teve o polêmico conjunto de lanternas, adotado na primeira atualização, aposentado e substituído por solução mais clássica e que percorre a traseira de ponta a ponta .

Por dentro, nada, ou quase nada, sobrou do que se conhecia do Creta, a começar pelo painel inteiro, que agora tem, em todas as versões, quadro de instrumentos digital. Nas versões superiores, de 10,25 polegadas, mesma medida da tela do multimídia. O ar-condicionado passa a ser de duas zonas e a Hyundai ainda acresceu novos recursos de auxílio à direção, a depender da versão.

 

Ayrton Cousseau, presidente da operação brasileira da Hyundai, não fala em números, mas vê potencial de alavancagem das vendas do SUV a partir da chegada da linha 2025. Quem sabe até para, pela primeira vez, alcançar a liderança da categoria.

Desde seu lançamento, o Creta apareceu com destaque no ranking do segmento que congrega  cerca de cinco dezenas de utilitários esportivos nacionais e importados. Em sete anos de mercado, ficou na terceira colocação em quatro, uma vez em segundo e uma vez em quinto.

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O recorde de licenciamentos foi alcançado exatamente no ano passado, com mais de 65,8 mil unidades negociadas. Este ano, nos nove primeiros meses, a Hyundai já vendeu 48,9 mil, quase 6 mil somente em setembro. Se mantiver a média mensal alcançada até agora em 2024, um novo recorde não está descartado.

Cousseau reconhece que a empresa estuda to desenvolvimento de uma versão flex do novo motor 1.6 turbo, o que poderia atrair ainda mais clientes.

“A nacionalização está sempre no nosso foco. É uma maneira também de nos defendermos de riscos logísticos e cambiais”, pondera o executivo, que calcula índice médio de 60% de conteúdo nacional nos modelos e versões fabricados em Piracicaba.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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