A Stellantis aproveitou o evento Liderança Verde Brasil Expo, durante o qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei Combustível do Brasil, para apresentar protótipos com as tecnologias Bio-Hybrid e confirmar para o próximo mês o lançamento do seu primeiro veículo do gênero, combinando etanol e eletrificação.

“Para a Stellantis, é essencial acelerar o desenvolvimento local de novas tecnologias que combinem eletrificação com motores flex”, comentou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul. “Incentivamos, ainda, o uso de biocombustíveis como o etanol, que representa uma alternativa competitiva e eficiente para que o País avance com a descarbonização”.

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A iniciativa, segundo o executivo, está alinhada à ambição global da Stellantis de zerar as emissões de carbono até 2038, e com nosso objetivo de liderar a mobilidade limpa, segura e acessível na região.

A empresa faz segredo sobre qual modelo e de que marca será o seu primeiro híbrido no Brasil, mas a Motor 1 adiantou que ele sairá das instalações de Betim, MG, onde são produzidos veículos Fiat.

Indiretamente, a empresa confirmou nesta terça-feira tal informação. Em seu comunicado sobre o evento de Brasília, revelou que seu primeiro Bio-Hybrid já está em produção no Brasil, “onde localiza-se o centro global da empresa para o desenvolvimento da tecnologia”.

A Stellantis tem centros de P&D em suas diferentes fábricas, mas o maior e que sedia a tecnologia híbrido flex é o mineiro.

Além de expor quatro maquetes equipadas com as novas tecnologias híbridas, a Stellantis mostrou alguns dos modelos que compõem o portfólio das suas marcas na região, representados pela Fiat Strada, Jeep Compass, Peugeot 2008, Citroën Basalt e o Fastback Abarth. Todos equipados com motores Flex produzidos no Brasil.

A Stellantis anunciou este ano o maior aporte do setor automotivo na América do Sul, em total de R$ 32 bilhões, dos quais US$ 30 bilhões no Brasil.

“Com o aporte, serão implantadas quatro novas plataformas, 40 novos produtos, além de três powertrains híbridos gradualmente produzidos e introduzidos no mercado a partir deste ano”, lembra a Stellantis.

As novas tecnologias incluem a Bio-Hybrid;, Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem, Bio-Hybrid Plug-In e BEV (100% elétrico), que também será produzida localmente.


Foto: Divulgação/Stellantis

Alzira Rodrigues
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