Indústria

Salão do Automóvel será em novembro de 2025 no Anhembi

Anúncio foi feito ao presidente Lula durante reunião com CEOs das montadoras aqui instaladas

Após ouvir pedidos recorrentes do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o retorno do Salão do Automóvel em São Paulo, a indústria automotiva decidiu oficializar a volta do evento para novembro de 2025.

O local é o reformado Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e o período de 22 de novembro a 1º de dezembro . O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 8, durante reunião com o presidente e ministros do atual governo, da qual participaram representantes da Anfavea e CEOs das montadoras aqui instaladas.

LEIA MAIS

Na Anfavea, Lula pede retomada do Salão do Automóvel

Em 2040, eletrificados responderão por 90% das vendas no Brasil

O último salão ocorreu em 2018 e o de 2020 já estava comprometido mesmo antes da eclosão da pandemia da Covid-19, que acabou invibilizando de vez a sua realização. As montadoras questionavam custos e o formato do salão, na época progamado para o Expo São Paulo, no começo da Rodovia Imigrantes.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, diz que desde o fim da pandemia a entidade vinha se esforçando para retomar o tradicional Salão do Automóvel e o Anhembi, local do maior número de realizaçõesdo evento, vinha sendo cogitado após sua reforma:

“Agradeço aos presidentes das nossas associadas, que se esforçaram para essa retomada, e também ao impulso dado pelo presidente Lula em razão de sua ligação histórica com o setor automotivo. Tudo isso foi fundamental para essa mobilização em torno de uma grande exposição tecnológica”.

Também participaram do encontro os ministros Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Rui Costa e Luiz Marinho, além de representantes de sindicatos.

Por mais de uma vez Lula havia comentado publicamente que o País não poderia abrir mão de uma vitrine tão importante para os veículos produzidos aqui, tanto para o público interno como para visitantes internacionais.

Segundo comunicado da Anfavea, o modelo da exposição deve seguir os padrões da CES Las Vegas e dos reconfigurados Salões de Pequim, Munique e Detroit, todos eles visitados recentemente pela entidade. Na próxima semana, Lima Leite visitará o Salão de Paris “na busca contínua pelas melhores práticas de exposição, dentro dos conceitos de mobilidade do futuro”.

“O foco do evento passa a ser total nos produtos, na experiência com teste drives, nos serviços aos clientes e sobretudo nas novas tecnologias de propulsão ambientalmente amigáveis, de segurança e de conectividade entre carro e motorista, além da conexão entre veículos e o seu entorno”, explica a entidade que representa as montadoras no Brasil.

A Anfavea aproveitou a reunião desta terça-feira, para entregar ao presidente da República uma cópia do novo estudo intitulado “Avançando nos Caminhos da Descarbonização Automotiva no Brasil”, feito em parceria com a consultoria contratada Boston Consulting Group (BCG).


Foto: Divulgação/Anfavez

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Com transmissão manual de seis marchas, Kardian agora custa a partir de R$ 107 mil

Nova versão de entrada aproxima o modelo da Renault do Citroën Basalt, que chegou com…

% dias atrás

No Sindipeças, reunião sobre peças com potencial de nacionalização

Encontro entre Stellantis e sistemistas acontece no final de novembro

% dias atrás

Stellantis confirma saída de Carlos Tavares no fim de 2025

Montadora promoveu Antonio Filosa a COO da América do Norte em substituição a Carlos Zarlenga

% dias atrás

Renova Ecopeças comprova viabilidade da reciclagem responsável de autopeças

Empresa do Grupo Porto já desmontou mais de 25 mil veículos e recolocou 600 mil…

% dias atrás

Mercedes-Benz se torna sócia da Raízen em projeto de energia solar

Iniciativa permitirá à fabricante utilizar 100% de energia renovável e se beneficiar de redução de…

% dias atrás