A RAM renovou seu modelo 1500 na linha 2025. A grandalhona picape estadunidense de 6 metros de comprimento traz novidades no desenho, na oferta de sistemas de auxílio à condução e até sob o capô. A marca optou por aposentar o motor V8, para adotar um biturbo de seis cilindros em linha.
A 1500 poderá ser adquirida, a partir da segunda quinzena do mês que vem, em duas versões: Laramie e Laramie Night Edition. Ambas por bem salgados R$ 541 mil e R$ 556 mil, respectivamente.
A RAM esgrime luxo, tecnologia e desempenho como argumentos que justificariam os altos valores. De fato, o novo motor em alumínio não deve nada até mesmo a de muitos carros esportivos. Com a já conhecida nomenclatura Hurricane de outras versões, o biturbo de 3 litros gera 426 cavalos de potência e 64,8 Kgfm de torque.
Tanta potência é levada às quatro rodas por uma transmissão automática de oito velocidades. No modo de condução Auto, a força é automaticamente distribuída entre os dois eixos na melhor situação. Mas um seletor no volante permite ao condutor pode escolher também pelos modos reboque, sport, neve e off-road.
Outra sofisticação na mecânica é a suspensão a ar batizada de Active-Level e que tem cinco opções de ajustes, definidos por meio da chave presencial ou da central multimídia.
O motorista pode escolher pela configuração Normal, com altura do solo de 209 mm, pela Aero, que abaixa automaticamente 15 mm quando acima de 100 km/h, Off-road 1, que eleva o vão livre para 238 mm até 65 km/h, Off-road 2, que suspende a picape a até 260 mm e funciona até 40 km/h, e Entry/Exit, cujo vão livre de 156 mm facilita a entrada e saída da cabine e facilita a colocação ou retirada de cargas na caçamba.
Outra novidade da picape é abertura e fechamento remotos da tampa da caçamba, que já conta com capota marítima, degrau retrátil de acesso, iluminação interna em LED e dois compartimentos nas laterais. A 1500 pode carregar 1.200 litros e 557 kg de de carga.
Por dentro, tem como principais destaques nova central multimidia de 14,5 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas e bancos dianteiros ventilados e aquecidos. O quadro de instrumentos digital de 12,3” é de alta resolução e pode ser personalizado. O motorista também se vale ainda de head-up display e retrovisor interno que exibe a imagem captada por câmera traseira.
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A segurança na linha 2025 foi aprimorada com com sistema de detecção de colisão em cruzamentos com frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência na faixa de rodagem, detector de fadiga, assistente para manobras evasivas e reconhecimento de placas de limite de velocidade.
A RAM vendeu 22,5 mil picapes no Brasil nos nove primeiros meses de 2024. A Rampage, único modelo fabricado no País, respondeu por nada menos do que 17,7 mil licenciamentos. Importadas dos Estados Unidos, as picapes 3500, 2500 e 1500 têm praticamente o mesmo desempenho comercial. A 1500 alcançou 1,1 mil unidades, enquanto as duas outras ultrapassaram 1,2 mil emplacamentos.
Foto: Divulgação
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