Nova versão de entrada aproxima o modelo da Renault do Citroën Basalt, que chegou com preços agressivos
Apenas dez dias depois de a Citroën apresentar o inédito SUV cupê Basalt com versão de entrada dotada de transmissão manual, a também francesa Renault começou a vender nesta sexta-feira, 11, o Kardian Evolution com câmbio manual. Por R$ 106.990,00, passa a ser a opção mais barata do modelo lançado há apenas sete meses.
Além do estilo cupê, a chegada do Basalt chamou imediatamente a atenção pelos preços praticados. Ainda que com motor aspirado, a versão mais em conta parte de R$ 89.990,00. Mas há ainda duas outras alternativas 1.0 turbo e que custam R$ 96.990,00 e R$ 104.990,00.
Valores tão agressivos devem ter causado desconforto nos times de marketing da Renault e de outras marcas. A Renault obviamente não confirma, mas muito provavelmente a oferta, neste momento, de uma versão mais em conta com câmbio manual — ainda que naturalmente já estivesse no projeto inicial do Kardian —, pode ter sido acelerada, decorrência do burburinho gerado pelo concorrente.
A diferença de valores, entretanto, segue para lá de relevante entre os dois veículos. Com os mesmos R$ 107 mil que desembolsará por um Kardian mecânico, o consumidor pode levar para casa o Basalt topo de linha automático também com motor 1.0 turbo ligeiramente e, com 130 cavalos, ligeiramente mais potente.
A guerra pela preferência do consumidor está declarada e caberá à Renault convencê-lo de que vale a pena pagar 10% a mais pelo seu produto de entrada, ou porcen tual até mais elevado no caso das versões superieoes, todas com o mesmo motor flex TCe de 125 cv e 220 Nm.
O câmbio manual adotado no Kardian é fornecido pela Horse. Da nova geração batizada de JX22, tem seis marchas. Importado de Portugal, é incorporado no SUV na linha de montagem da fábrica da Renault de São José dos Pinhais, PR.
Segundo a montadora, foi desenvolvido tendo como parâmetro “o perfil do cliente brasileiro”, o que exigiu relações curtas na primeira, segunda e terceira marchas para assegura mais agilidade nas arrancadas e retomadas.
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Entre os principais equipamentos de série da nova versão de entrada estão seis airbags, controlador e limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores traseiros de estacionamento, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital, multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado digital, sistema start&stop e faróis e assinatura luminosa em LED.
Desde que começou a ser vendido no Brasil, em março, o Kardian já tem mais de 13,1 mil unidades licenciadas. No mês passado, estabeleceu seu melhor resultado mensal, com 3,3 mil emplacamentos, mais que o dobro do Duster, irmão maior de marca na categoria de utilitários esportivos, e que precisou dos nove meses de 2024 para somar 13,9 mil unidades vendidas.
Foto: Divulgação
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