Iniciativa permitirá à fabricante utilizar 100% de energia renovável e se beneficiar de redução de custos
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou parceria societária com a Raízen Power no chamado Dunamis, projeto de usinas de produção de energia solar em fase final de construção em Santana do Matos, no Rio Grande do Norte. O empreendimento, em área de 600 hectares, reúne quatro usinas com capacidade instalada de 117,54 Mega Watts (MW).
O acordo, em modelo conhecido como de autoprodução, permitirá à Mercedes-Benz utilizar 100% de energia elétrica de origem renovável em suas operações provida pelas usinas solares. Também beneficiará a empresa com redução de custos no consumo de energia nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e de Juiz de Fora (MG).
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz integra programa de sustentabilidade no Pará
→Mercedes-Benz amplia presença em São Paulo com ônibus elétrico
“Essa iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil está totalmente alinhada com a estratégia de sustentabilidade ambiental da Daimler Truck. Estamos trabalhando para atingir a neutralidade de CO2 em nossas fábricas pelo mundo e ainda reforça o nosso compromisso com a geração de energia limpa, redução de emissões e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, resume em nota Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
O fornecimento de energia elétrica para as fábricas de veículos comerciais da Mercedes-Benz do Brasil segue por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN) de produção e transmissão de energia elétrica no País, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ao qual todos os usuários estão conectados.
“O perfil de consumo da Mercedes-Benz do Brasil e suas estruturas industriais não mudam. A energia limpa na qual a empresa está investindo contribui para a produção verde de energia, abastecendo o SIN, conforme o modelo adotado no Brasil”, finaliza o Puchert.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.