A Mercedes-Benz irá para a Fenatran 2024 disposta a atrair um transportador que, até agora, não conseguia atender. Em especial nas aplicações rodoviárias de longas distâncias em configurações 6×2 com carreta de quatro eixos e na categoria de caminhões médios para operações urbana na faixa de 11 toneladas.
Ao entender a falta de oferta, a fabricante de São Bernardo do Campo (SP) iniciará 2025 com a linha Accelo renovada e ampliada. A família de caminhões leves e médios ganhou novo visual de cabine nas versões de lançamentos 917, 1117 e 1417 6×2, além de ajustes técnicos que, segundo a marca, proporciona 3% de redução no consumo de combustível em relação às atuais opções, que não deixarão o portfólio, garante a Mercedes-Benz.
Peças importantes na composição de produtos da marca, os Accelo já somam 20 anos de mercado brasileiro e quase 100 mil unidades vendidas. É dele a liderança isolada na categoria de leves, com quase 60% das vendas até setembro em mercado de pouco mais de 7 mil unidades, conforme dados de licenciamento da Anfavea.
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As novidades da família Accelo nas faixas de 11 e 14 toneladas, no entanto, buscam representatividade no segmento de médios, lugar onde a concorrência da VWCO tem a confortável participação de 76,6% dos emplacamentos, enquanto a da Mercedes-Benz alcança 12,5%.
“Nosso maior potencial está na faixa de 11 toneladas, onde até então não atuávamos”, admite Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “O cliente com certeza enxergará uma ferramenta mais simples, eficiente e com mais capacidade para diversas aplicações.”
O executivo lista argumentos como a entrega de plataforma de carga 40 centímetros maior, o que possibilita volume de 2 m³ a mais; introdução de eixos dianteiros mais robustos com capacidade de 3,6 toneladas contra as 3,2 de antes; capacidade para transportar 600 kg a mais em relação a concorrência na faixa de 14 toneladas e círculo de viragem de até 1,9 metro menor, atributo facilitador para as operações urbanas e manobras.
Na ponta de cima do portfólio, a Mercedes-Benz reforçou a linha de pesados Actros com a opção de suspensão de metálica nas versões 2045, 2548 e 2553 em configuração 6×2. Com isso, a marca passa a ter na linha veículo robusto e adequado para atuar atrelado a carreta de quatro eixos, em alinhamento ao claro movimento de migração do transportador na substituição de composições bitrem de sete eixos com cavalo-mecânico 6×4.
“As novas opões com suspensão metálica nos possibilita nos permite agora buscar mais participação, afinal, é uma demanda que veio de pedidos de clientes”, resume Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da fabricante, adiantando que a nova ferramenta já conta lote de 150 unidades Actros 2553 vendido para a transportadora Tombini, após contribuir com testes de desenvolvimento com cinco unidades.
Além dos Accelo e do reforço na linha Actros, a Mercedes-Benz também estará na Fenatran 2024 com nova versão rígida 8×4 do Arocs para atender operações florestais e canavieiras, todo portfólio de serviços e de peças de reposição e alguma surpresa.
Especula-se algum ensaio na rota de eletrificação, afinal, não é segredo que a gigante do transporte de carga Braspress está auxiliando com testes práticos com caminhão elétrico da marca. “O cliente se mostra interessado pela eletrificação, mas não há demanda firme. Esbarra muito na infraestrutura”, desconversa Ferrarez.
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz
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