A Scania iniciará uma nova etapa na Fenatran 2024 em sua trajetória de descarbonização no transporte com o lançamento do 30 G 4×2, primeiro cavalo-mecânico 100% elétrico da marca a ser oferecido no Brasil. As encomendas começarão na feira com entregas previstas a partir de janeiro de 2026.

Com autonomia de 250 a 300 km, a depender da topografia e peso de veículo, a fabricante espera atender operações de rotas dedicadas curtas, entre fábrica e centros de distribuições, por exemplo, com cargas leves.

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Segundo Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, a estreia no segmento de caminhões elétricos é ponto de partida para uma curva de aprendizado com o objetivo de tornar viável o transporte elétrico aos clientes de marca. Afinal, a novidade da Scania custa por volta de R$ 2,5 milhões.

“O que aprendemos com o gás também servirá para o elétrico. Não adianta ter o produto sem poder garantir rentabilidade. Ajudaremos o transportador na melhor equação, como já fizemos com gás”, conta o executivo. “Em 2025 começamos a entender a demanda do mercado para ter frota consistente nos próximos quatro ou cinco anos, quando, a partir daí, o segmento deverá começar a apresentar tração nas vendas.”

Nucci ainda adianta que o 30 G 4×2 será a primeira oferta, pois já tem no horizonte opções elétricas em versões de caminhão rígido, bem como cavalos-mecânicos 6×2 e 6×4. “A ideia é possibilitar condições para composições com carreta de quatro eixos, além de também alcançar as aplicações na faixa de 74 toneladas.”

Importado da Suécia, o 30 G 4×2 tem motor elétrico central que desenvolve 300 kw de potência, equivalente a 410 cv, e entrega 1.150 Nm de torque (117,3 kgfm). Traz dois pacotes de bateria que somam capacidade de 416 kWh. O modelo tem capacidade máxima de tração de 66 toneladas. A depender da potência da estação, a recarga de 100% da bateria dura 50 minutos.


Foto: Divulgação Scania

Décio Costa
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