Empresa

Scania estreia na rota elétrica do transporte rodoviário de carga no País

Cavalo-mecânico 30 G 4x2 será um dos destaques na Fenatran 2024 da marca, quando abrirá as encomendas para entregas a partir de janeiro de 2026

A Scania iniciará uma nova etapa na Fenatran 2024 em sua trajetória de descarbonização no transporte com o lançamento do 30 G 4×2, primeiro cavalo-mecânico 100% elétrico da marca a ser oferecido no Brasil. As encomendas começarão na feira com entregas previstas a partir de janeiro de 2026.

Com autonomia de 250 a 300 km, a depender da topografia e peso de veículo, a fabricante espera atender operações de rotas dedicadas curtas, entre fábrica e centros de distribuições, por exemplo, com cargas leves.

LEIA MAIS

→Scania reforça família XT Heavy Tipper Super com configuração 10×4

→Scania confirma R$ 2 bilhões e ônibus elétrico em São Bernardo do Campo

→Scania introduz na oferta de caminhões a gás versão 6×4 e motor de 460 cv

Segundo Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, a estreia no segmento de caminhões elétricos é ponto de partida para uma curva de aprendizado com o objetivo de tornar viável o transporte elétrico aos clientes de marca. Afinal, a novidade da Scania custa por volta de R$ 2,5 milhões.

“O que aprendemos com o gás também servirá para o elétrico. Não adianta ter o produto sem poder garantir rentabilidade. Ajudaremos o transportador na melhor equação, como já fizemos com gás”, conta o executivo. “Em 2025 começamos a entender a demanda do mercado para ter frota consistente nos próximos quatro ou cinco anos, quando, a partir daí, o segmento deverá começar a apresentar tração nas vendas.”

Nucci ainda adianta que o 30 G 4×2 será a primeira oferta, pois já tem no horizonte opções elétricas em versões de caminhão rígido, bem como cavalos-mecânicos 6×2 e 6×4. “A ideia é possibilitar condições para composições com carreta de quatro eixos, além de também alcançar as aplicações na faixa de 74 toneladas.”

Importado da Suécia, o 30 G 4×2 tem motor elétrico central que desenvolve 300 kw de potência, equivalente a 410 cv, e entrega 1.150 Nm de torque (117,3 kgfm). Traz dois pacotes de bateria que somam capacidade de 416 kWh. O modelo tem capacidade máxima de tração de 66 toneladas. A depender da potência da estação, a recarga de 100% da bateria dura 50 minutos.


Foto: Divulgação Scania

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024

Em vendas diretas e totais, Fiat Strada segue em primeiro lugar no ano

% dias atrás

No último lançamento do ano, GM apresenta Equinox Turbo

Santiago Chamorro informa que modelo chega nas versões RS e ACTIV, ambas com conectividade 5G

% dias atrás

Em Córdoba, transporte público ganha ônibus a gás natural da Iveco

Com motor FPT N60 CNG, modelo pode vir equipado com 9 cilindros de armazenamento, com…

% dias atrás

Caoa Chery dobra vendas, participação e estabelece recorde anual

Com prestígio elevado, fábrica de Anápolis foi escolhida para produzir o veículo 15 milhões da…

% dias atrás

Goodyear abre inscrições para Programa de Estágio 2025

Oportunidades com dez vagas nas unidades paulistas de São Paulo, Americana e Santa Bárbara d’Oeste

% dias atrás

VW Anchieta: 65 anos e contando.

Primeira fábrica da marca fora da Alemanha soma mais de 14,7 milhões de veículos produzidos,…

% dias atrás