Cavalo-mecânico 30 G 4x2 será um dos destaques na Fenatran 2024 da marca, quando abrirá as encomendas para entregas a partir de janeiro de 2026
A Scania iniciará uma nova etapa na Fenatran 2024 em sua trajetória de descarbonização no transporte com o lançamento do 30 G 4×2, primeiro cavalo-mecânico 100% elétrico da marca a ser oferecido no Brasil. As encomendas começarão na feira com entregas previstas a partir de janeiro de 2026.
Com autonomia de 250 a 300 km, a depender da topografia e peso de veículo, a fabricante espera atender operações de rotas dedicadas curtas, entre fábrica e centros de distribuições, por exemplo, com cargas leves.
LEIA MAIS
→Scania reforça família XT Heavy Tipper Super com configuração 10×4
→Scania confirma R$ 2 bilhões e ônibus elétrico em São Bernardo do Campo
→Scania introduz na oferta de caminhões a gás versão 6×4 e motor de 460 cv
Segundo Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, a estreia no segmento de caminhões elétricos é ponto de partida para uma curva de aprendizado com o objetivo de tornar viável o transporte elétrico aos clientes de marca. Afinal, a novidade da Scania custa por volta de R$ 2,5 milhões.
“O que aprendemos com o gás também servirá para o elétrico. Não adianta ter o produto sem poder garantir rentabilidade. Ajudaremos o transportador na melhor equação, como já fizemos com gás”, conta o executivo. “Em 2025 começamos a entender a demanda do mercado para ter frota consistente nos próximos quatro ou cinco anos, quando, a partir daí, o segmento deverá começar a apresentar tração nas vendas.”
Nucci ainda adianta que o 30 G 4×2 será a primeira oferta, pois já tem no horizonte opções elétricas em versões de caminhão rígido, bem como cavalos-mecânicos 6×2 e 6×4. “A ideia é possibilitar condições para composições com carreta de quatro eixos, além de também alcançar as aplicações na faixa de 74 toneladas.”
Importado da Suécia, o 30 G 4×2 tem motor elétrico central que desenvolve 300 kw de potência, equivalente a 410 cv, e entrega 1.150 Nm de torque (117,3 kgfm). Traz dois pacotes de bateria que somam capacidade de 416 kWh. O modelo tem capacidade máxima de tração de 66 toneladas. A depender da potência da estação, a recarga de 100% da bateria dura 50 minutos.
Foto: Divulgação Scania
Em vendas diretas e totais, Fiat Strada segue em primeiro lugar no ano
Santiago Chamorro informa que modelo chega nas versões RS e ACTIV, ambas com conectividade 5G
Com motor FPT N60 CNG, modelo pode vir equipado com 9 cilindros de armazenamento, com…
Com prestígio elevado, fábrica de Anápolis foi escolhida para produzir o veículo 15 milhões da…
Oportunidades com dez vagas nas unidades paulistas de São Paulo, Americana e Santa Bárbara d’Oeste
Primeira fábrica da marca fora da Alemanha soma mais de 14,7 milhões de veículos produzidos,…