Indústria

AEA promove simpósio sobre lubrificantes e afins

O tema principal do evento é a evolução automotiva, produtividade e desenvolvimento sustentável

Em sua 17ª edição, o Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos acontece na próxima quarta-feira, 23, no Millenium Centro de Convenções, na capital paulista, sob o macrotema “Evolução automotiva, produtividade e desenvolvimento sustentável”.

Promovido pela AEA, Associação da Engenharia Automotiva, o evento será coordenado por Simone Hashizume (Vopak), Fernanda Ribeiro (Iconic) e Rodolfo Ferreira (Afton Chemical), contando ao todo com dois painéis, dois debates e 12 palestras. A de abertura será proferida por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, e por Simone Hashizume.

LEIA MAIS

Simea 2024: Mover eleva setor automotivo brasileiro a novo patamar.

Ainda na parte da manhã, Murilo Ortolan, diretor de Tendências Tecnológicas da associação, vai falar sobre o Programa Mover, e Marisa Maia de Barros, da Secretaria de Mineração e Energia do Estado de São Paulo, abordará o tema “O biometano como estratégia de descarbonização da matriz energética”.

No primeiro painel, Marco Garcia, da Scania, comentará sobre motores a biometano, enquanto Rafael Ribeiro (Oronite) vai abordar o tema  “Tecnologia para motores pesados movidos a gás natural” e Pamela Barreto (Vibra) será responsável por comentar sobre a questão dos combustíveis e efeitos em lubrificantes.

O painel II, no período da tarde, começa com a palestra de Ayrton Barros (Neocharge) sobre“Infraestrutura de recarga no Brasil: estado atual e as rotas para o futuro da eletrificação”, seguida pela de José Martinho, cujo foco é “Veiculos eletrificados – manutenção e pós-venda”.

Na sequência, os temas “Demanda dos óleos básicos para atender as novas categorias de lubrificantes”, com Sergio Rebelo (FactorKline), “Óleos básicos/Sustentabilidade”, com Aylla Kipper (LWART), “Evolução tecnológica das motocicletas e suas implicações sobre os lubrificantes”, com Carolina Silva (Infineum), e “Mercado e especificações de motocicleta”, com Marco Antônio Almeida (ABD).

Marcus Vercelino (Lubrizol) finaliza o bloco com o tema “Como a tecnologia de lubrificantes para transmissões de veículos pesados impactam a produtividade, o meio ambiente, e a sociedade”.

Ao final do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, os organizadores do Simea 2024 – Seminário Internacional de Engenharia Automotiva, organizado e promovido pela AEA , vão homenagear os melhores trabalhos técnicos.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás