O tema principal do evento é a evolução automotiva, produtividade e desenvolvimento sustentável
Em sua 17ª edição, o Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos acontece na próxima quarta-feira, 23, no Millenium Centro de Convenções, na capital paulista, sob o macrotema “Evolução automotiva, produtividade e desenvolvimento sustentável”.
Promovido pela AEA, Associação da Engenharia Automotiva, o evento será coordenado por Simone Hashizume (Vopak), Fernanda Ribeiro (Iconic) e Rodolfo Ferreira (Afton Chemical), contando ao todo com dois painéis, dois debates e 12 palestras. A de abertura será proferida por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, e por Simone Hashizume.
LEIA MAIS
→Simea 2024: Mover eleva setor automotivo brasileiro a novo patamar.
Ainda na parte da manhã, Murilo Ortolan, diretor de Tendências Tecnológicas da associação, vai falar sobre o Programa Mover, e Marisa Maia de Barros, da Secretaria de Mineração e Energia do Estado de São Paulo, abordará o tema “O biometano como estratégia de descarbonização da matriz energética”.
No primeiro painel, Marco Garcia, da Scania, comentará sobre motores a biometano, enquanto Rafael Ribeiro (Oronite) vai abordar o tema “Tecnologia para motores pesados movidos a gás natural” e Pamela Barreto (Vibra) será responsável por comentar sobre a questão dos combustíveis e efeitos em lubrificantes.
O painel II, no período da tarde, começa com a palestra de Ayrton Barros (Neocharge) sobre“Infraestrutura de recarga no Brasil: estado atual e as rotas para o futuro da eletrificação”, seguida pela de José Martinho, cujo foco é “Veiculos eletrificados – manutenção e pós-venda”.
Na sequência, os temas “Demanda dos óleos básicos para atender as novas categorias de lubrificantes”, com Sergio Rebelo (FactorKline), “Óleos básicos/Sustentabilidade”, com Aylla Kipper (LWART), “Evolução tecnológica das motocicletas e suas implicações sobre os lubrificantes”, com Carolina Silva (Infineum), e “Mercado e especificações de motocicleta”, com Marco Antônio Almeida (ABD).
Marcus Vercelino (Lubrizol) finaliza o bloco com o tema “Como a tecnologia de lubrificantes para transmissões de veículos pesados impactam a produtividade, o meio ambiente, e a sociedade”.
Ao final do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, os organizadores do Simea 2024 – Seminário Internacional de Engenharia Automotiva, organizado e promovido pela AEA , vão homenagear os melhores trabalhos técnicos.
Foto: Pixabay
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.