Venda de leves cresceu 7,4% na média diária e Hyundai foi a marca que mais ganhou participação
O mercado de veículos leves segue com desempenho positivo no ano. Foram emplacadas 113.275 unidades na primeira quinzena de outubro, o que representou crescimento de 18% frente às 96.006 do mesmo período de setembro. Também em dias úteis – 11 contra 10 nesse comparativo – verifica-se alta de 7,4%, de 9,6 mil para 10,3 mil lincenciamentos.
Com relação aos primeiros 15 dias de outubro do ano passado (74.199 unidades), a evolução é da ordem de 52%, conforme dados divulgados nesta quarta-feira, 16, pela Bright Consulting.
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De acordo com a consultoria, a Hyundai foi a montadora que mais ampliou participação no comparativo mensal, de 8,5% para 11,6%. Também é da marca coreana o o carro com maior crescimento na quinzena. O HB20 teve 6.711 unidades emplacamentos, graças ao aumento da venda direta do modelo, que passou de 68% para 78%.
No cômputo total do mercado de carros e comerciais leves, a venda direta ficou em 46,9%.
Com relação ao comportamento por estados, a Bright Consulting informa que depois de muito tempo em baixa, Minas Gerais está recuperando sua participação, agora em 23,3%, próxima à do Estado de São Paulo, graças aos negócios no atacado.
Os eletrificados contabilizam 6.606 unidades, com market share de 5,8% no mercado total de leves. No segmento, os elétricos responderam por 43%, enquanto os modelos plug-in ficaram com 33% e os HEV/MHEV com 24%.
O ranking de veículos puramente elétricos tem as marcas BYD (74,7%), GWM (6,6%) e Peugeot (5,1%) nas primeiras colocações. Já no caso dos veículos plug-In, as duas primeiras posições se repetem, seguidas da Volvo, com 39%, 31,3%, e 16,1% respectivamente.
Para os veículos MHEV/HEV o Top 3 são Toyota, com 41,1%, GWM, 17,2%, e Mercedes-Benz, com 9%.
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