A Scania desembarcará na Fenatran 2024 (de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo) decidida iniciar um capítulo que contará maior participação no mercado de semipesados. No evento, a fabricante colocará à disposição do transportador os novos P 250 4×2 e P 280 4×2 ou 6×2, configurações até então inexistentes no portfólio da marca e que representam a maior parte das vendas do segmento entregue por concorrentes.

A Scania acredita que passará a ter produtos mais adequados ao que o transportador procura, de maneira geral modelos com motores de 250 cv a 330 cv que perfazem mercado por volta de 26 mil unidades por ano. Ao ampliar a gama, a marca também aumenta as oportunidades de multiplicar o desempenho que obtém com o P 320 8×4, o único semipesado da marca.

O solitário representante, também recente oferta no portfólio da fabricante, fez os emplacamentos de semipesados da Scania saltar de 535 unidades, de janeiro a setembro de 2023, para 1.063 no mesmo período deste ano, crescimento acima de 98%. Com isso, a participação saiu de 2,5% para 4,2%.

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Para convencer o transportador a levar os novos caminhões, a Scania apresenta argumentos como os que entregam os maiores torques da categoria, de 1.100 Nm (112,2 kgfm), no motor de 7 litros de 250 cv, e 1.200 Nm (122,4 kgfm), no mesmo propulsor, mas com 280 cv.

Também a flexibilidade da cabine P, com até seis variações entre altura de teto e possibilidade de leito, caixa de transmissão de 14 marchas com Overdrive, diversas distâncias de entre eixos – de 3.950 mm a 6.950 mm -, pacote de segurança ativa ADAS, suspensão pneumática traseira, além de caminhão 600 kg mais leve, o que proporciona aumento de capacidade de carga em pesos brutos totais de 17.700 kg (4×2) ou 25.700 kg (6×2).

“Estamos nos preparando para obter 10% das vendas na categoria em dois ou três anos”, planeja Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

Nova arquitetura eletrônica

Além dos novos semipesados, a Scania ainda não deixará de reforçar na Fenatran o compromisso com a sustentabilidade com caminhões pesados movidos a gás, biodiesel, bem como o cavalo-mecânico elétrico G 30 4×2. Uma boa novidade é a introdução de nova arquitetura eletrônica que, de maneira prática e ao alcance dos olhos, traz novo painel de instrumento digital de 12,3 polegadas, mas também entrega novas funções e maior capacidade de processamento, permitindo atualizações Over The Air e aprimoramentos no ADAS.

Se já não fossem motivos para entusiasmo as novidades que apresentará, o clima do estande da Scania na Fenatran certamente estará contagiado com a perspectiva de encerrar o ano com um recorde de vendas da caminhões, com volume no patamar de 20 mil unidades no mercado acima de 16 toneladas. O pico anterior foi em 2013, quando somou 19.900 unidades.

Nos nove primeiros meses, a fabricante entregou 14.048 unidades, volume 70,5% superior do anotado no mesmo período do ano passado (8.240), o que permitiu à Scania obter 19,6% de participação nas vendas de 71.519 caminhões pesados e semipesados, aumento de quase 6 pontos porcentuais.

O desempenho da marca até agora já é considerado histórico por Simone Montagna, presidente e CEO das Operações Comerciais da Scania Brasil. “Nunca chegamos a esse nível, o que nos impulsiona a continuar respondendo às necessidades do cliente e fazer a diferença com um portfólio maior.”


Fotos: Divulgação Scania

Décio Costa
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