Indústria

Anápolis já produziu 150 mil unidades da linha Tiggo

Quase metade do 5X, modelo mais em conta da Caoa-Chery

A fábrica da Caoa Montadora localizada em Anápolis, GO, comemorou nesta quinta-feira, 17, a produção do Tiggo de número 150 mil. Para marco,  escolheu o modelo topo de linha da Caoa-Chery Tiggo 8, na versão Pro, lançada em setembro no mercado interno.

A planta goiana, inaugurada em 2007, só produz os utilitários esportivos da marca. Além do Tiggo 8, saem atualmente da linha de montagem também os Tiggo 5X e 7 e suas variações.

O mais fabricado é o 5X, opção mais acessível. Sozinho, responde por quase a metade de todos os SUVs montados na planta de Anápolis, que produziu ainda 71 mil Tiggo 7 e 31 mil unidades do Tiggo 8.

Parte significativa das 150 mil unidades fabricadas desde 2017, quando a operação iniciou a fabricação de produtos da Chery, já é também de versões híbridas.

A montadora encaminha plano de investimentos de R$ 3 bilhões entre 2024 e 2028 para o desenvolvimento de produtos e na modernização e ampliação da unidade produtiva.

A metade desses recursos, afirma a empresa, será aplicada até o primeiro bimestre de 2025 e contempla a compra de 209 robôs utilizados pela extinta fábrica da Ford de Camaçari, BA, e robusto aumento do quadro de funcionários, para cerca de 6 mil.

Paralelamente, a fábrica será ampliada em mais 36 mil metros quadrados, um terço do total dedicado às linhas de soldagem e montagem.

Tudo para cumprir os planos de ter versões a combustão, híbridas e híbridas plug-in para os atuais modelos e até um novo SUV em meados do ano que vem: o Tiggo 9.

O processo de ampliação culminará com uma planta de 208 mil metros de área construída e capacidade produtiva da ordem de 160 mil veículos por ano.

LEIA MAIS

→ Caoa Chery atualiza Tiggo 8 com vontade de incomodar rivais

A atual, de 80 mil veículos anuais, está praticamente toda ocupada, já que a Caoa-Chery espera fabricar 76 mil unidades em 2024, segundo revelou Annuar Ali, vice-presidente da Caoa Montadora.

A conta, entretanto, considera também a fabricação do caminhão leve HR e do utilitário esportivo Tucson, ambos da Hyundai, outra histórica parceira do Grupo Caoa.


Foto: Divulgação

Últimos posts por George Guimarães (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Cummins estima crescimento de 39% na produção de motores em 2024

Participação das exportações avançam de 5% para 16%

% dias atrás

Stellantis confirma que seu primeiro híbrido flex será Fiat

Já em produção em Betim, modelo chega ao mercado brasileiro em novembro

% dias atrás

Preço dos veículos leves usados bate recorde no ano

Tíquete médio em setembro atingiu R$ 83.273 e giro de estoque foi de apenas 34…

% dias atrás

Com Shark, BYD pode “incomodar” ainda mais

Já em pré-venda, picape híbrida será lançada neste fim de semana em Goiás, território do…

% dias atrás

VWCO internacionaliza o programa Formare

Projeto de formação profissional de jovens chega à cidade mexicana de Querétaro, que sedia sua…

% dias atrás

GM lança assinatura de veículos para pessoas jurídicas

Modalidade contempla até mesmo os recentes lançamentos elétricos

% dias atrás