Já não era mais segredo desde o último dia 8, quando informou que seu primeiro Bio-Hybrid estava em produção “onde localiza-se o seu centro global para o desenvolvimento da tecnologia”, sabidamente em Betim, MG, berço da marca italiana do grupo.

Mas somente nesta quinta-feira, 17, a Stellantis tornou oficial que o seu primeiro híbrido flex a etanol é da marca Fiat e sairá das linhas de montagem do complexo mineiro. Sua chegada ao mercado brasileiro está programada para o mês que vem.

Conforme já antecipado pelo Auto Segredos, site especializado em adiantar lançamentos de veículos, a tecnologia híbrida deverá equipar os SUVs Pulse e Fastback, que já rodam com a nova motorização nos arredores de Betim.

A montadora iniciará a eletrificação da produção com híbridos leves, de 12 volts.

LEIA MAIS

Primeiro híbrido flex da Stellantis chega em novembro

Sem “zebra”, primeiros híbridos nacionais da Stellantis serão Fiat

“O lançamento do primeiro veículo híbrido flex concebido e produzido no País representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul”, diz Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul.

A ideia, segundo o executivo, é oferecer a tecnologia para outras regiões do mundo que tenham acesso aos biocombustíveis, como o etanol.

“Esse modelo contribuirá para a descarbonização da mobilidade no País, além de impulsionar a evolução do setor automotivo e iniciar o processo de nacionalização da eletrificação, colocando o Brasil em uma posição de destaque em relação a outros mercados”, avalia Cappellano.

A empresa informa que o desenvolvimento da nova tecnologia – que combina eletrificação com motores flex movidos a etanol em três diferentes níveis – reuniu áreas estratégicas como o Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center.

Ampliada recentemente, a fábrica de Betim possui capacidade de produção de 1,1 milhão de motores por ano. A partir do anunciado investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul, dos quais R$ 30 bilhões no  Brasil, a Stellantis promete lançar mais de 40 produtos e oito powertrains ao longo dos próximos anos.

Todas as suas marcas, incluindo Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, devem futuramente contar com versões híbridas flex.

Importante registrar que há um ano, exatamente em 17 de outubro de 2023, a Stellantis chegou a informar que os primeiros híbridos da empresa seriam produzidos no Polo Automotivo de Goiana, PE, onde são feitos os modelos Jeep e a Fiat Toro.

Posteriormente a empresa garantiu que tal decisão ainda não tinha sido tomada, iniciando então um processo de mistério sobre a questão que hoje deixa oficialmente de ser segredo.


Fotos: Divulgação/Stellantis

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!