A Scania amplia a oferta de caminhões vocacionais com o lançamento do P 280 6×4 XT, uma das atrações da marca para Fenatran 2024. O modelo, posicionado como de entrada no portfólio da fabricante, se destina para atuar em operações severas da construção civil ou mesmo como veículo de apoio em grandes obras.
A fabricante deu nome de Light Construction para a novidade. O caminhão entrega PBT (Peso Bruto Total) Técnico de 28,5 toneladas, a maior da categoria, e CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 150 toneladas. Também incorpora itens já reconhecidos em irmãos maiores para o segmento, caso de eixo traseiro (RBP835) com redutor nos cubos.
“É um caminhão coringa e muito robusto para o que se destina. Pensado projeto para ser aplicado como caçamba (até 14 m³), munck, betoneira, dentre outras possibilidades”, resume Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “Por ser mais leve, cabe nos canteiros de obras urbanas ou mesmo no apoio de duplicação de rodovia, por exemplo.”
A Scania, até agora, oferecia para o segmento mais leve do fora de estrada com o P 360 6×4 XT com motor 9 litros, às vezes superdimensionado para a construção civil. O projeto do P 280 6×4 XT incorporou o motor de 7 litros com 1.200 Nm (122,4 kgfm) de torque, também o maior da categoria, de acordo com a marca.
Com o novo caminhão, a Scania pretende beliscar mais um pouco do que já tem no segmento fora de estrada, mercado acima de 16 toneladas na faixa de até 330 cv em configurações 6×4 e 8×4 que soma em torno de 10 mil unidades/ano. Atualmente, a fabricante calcula participara com 20% do volume. “É um segmento de caminhão para a construção civil que cresce por volta de 3% ao ano”, lembra da oportunidade Piccirillo.
Foto: Divulgação Scania
- Iveco avança em conectividade com o S-Way - 19 de dezembro de 2024
- Mercado de caminhões: disputa de marca mais acirrada só mesmo em pesados. - 18 de dezembro de 2024
- MWM aumenta o Centro de Distribuição de Peças em Jundiaí - 16 de dezembro de 2024