Parceria Volvo da com a fabricante de celulose Suzano já havia resultado em um FMX 6×6 para atuar como hextrem com capacidade de 200 tonelada. Um novo desenvolvimento, a fabricante de Curitiba (PR) providenciou aprimoramentos que permitiram aumentar a capacidade em 25% para 250 toneladas.
O projeto, específico para atender a Suzano, foi concebido para proporcionar mais produtividade na operação florestal da empresa ao transferir mais toras de eucaliptos por viagem. A composição veicular, para uso restrito nas vias internas de fazendas da produtora de papel, é considerada uma das maiores do mundo, com 60 metros de comprimento e seis semirreboques.
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A Volvo entregou 14 unidades da nova versão, ampliando para 47 composições hexatrens da Suzana, distribuídas por diversas operações. No caso dos FMX 6×6 com mais capacidade se destinaram para abastecer uma recente fábrica de celulose localizada em Ribas do Rio Pardo (MS), parte de um projeto que recebe aporte de R$ 22,2 bilhões.
Para poder tracionar as 250 toneladas, a Volvo providenciou reforços nos eixos e adotou longarinas duplas. “Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação”, resume em nota Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.
Os primeiros FMX 6×6 para atuar como hexatrens foram entregues pela Volvo para a Suzano em 2019 para atender as operações da unidade de Três Lagoas (MS). Com 19 composições veiculares iniciais, a companhia contou um ganhou de 127% na produtividade ao conseguir reduzir o uso de 35 tritrens, as composições mais utilizadas no segmento florestal.
Divulgação: Divulgação Volvo
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