Após lançar o E7-49T 6×4, o primeiro cavalo-mecânico elétrico ofertado no País, em junho de 2023, a fabricante chinesa de máquinas estreará na Fenatran 2024 (de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo) com o reforço do E7-80T, mais um caminhão-trator elétrico no portfólio da empresa.
O maior argumento empacota o atributo de ser dos mais potentes do mercado, com 747 cv e 2.800 Nm de torque (285,5 kgfm), além de entregar capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas.
O E7-8T tem conjunto de baterias com capacidade de armazenamento de 400 kWh. Segundo a XCMG, o modelo oferece autonomia de 150 km e possiblidade de 250 km se operado em composição com 49 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).
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A estreia na Fenatran, no entanto, também deverá retirar o pano sobre outras novidades da marca em segmento de leves, para atender distribuição urbana de carga, e de semipesados na faixa de 18 toneladas.
Como em ocasiões anteriores, a empresa reafirma a intenção para o mercado brasileiro: “Nossa linha de produtos será composta de modelos leves, médios e do extrapesado E7-80T, todos 100% elétricos”, reitera em nota Ricardo Senda, responsável pela divisão de elétrico da XCMG.
O executivo adianta ainda que a eletrificação não será a única rota trilhada pela fabricante por aqui. Lembra do hidrogênio, solução oferecida em outros países, e de biocombustíveis. “Estamos trabalhando na homologação de um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que ele pode gerar.”
Desde que iniciou oferta de caminhões elétricos no Brasil, em 2023, a XCMG fala em ter entregado por volta de 130 unidade. O maior negócio divulgado, em fevereiro passado, foi com a ReiterLog, que absorveu 10 unidades do E7-49T.
Foto: Divulgação XCMG
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