Empresa

XCMG estreará na Fenatran com cavalo-mecânico elétrico de 747 cv

E7-80T amplia a oferta da fabricante chinesa que se prepara para ter linha de caminhões movidos a bateria de 10 a 80 toneladas

Após lançar o E7-49T 6×4, o primeiro cavalo-mecânico elétrico ofertado no País, em junho de 2023, a fabricante chinesa de máquinas estreará na Fenatran 2024 (de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo) com o reforço do E7-80T, mais um caminhão-trator elétrico no portfólio da empresa.

O maior argumento empacota o atributo de ser dos mais potentes do mercado, com 747 cv e 2.800 Nm de torque (285,5 kgfm), além de entregar capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas.

O E7-8T tem conjunto de baterias com capacidade de armazenamento de 400 kWh. Segundo a XCMG, o modelo oferece autonomia de 150 km e possiblidade de 250 km se operado em composição com 49 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

LEIA MAIS

→XCMG lança primeiro cavalo-mecânico elétrico do País

→XCMG projeta triplicar vendas de caminhões pesados elétricos em 2024

→XCMG inicia estudos para produção de caminhões elétricos no País

A estreia na Fenatran, no entanto, também deverá retirar o pano sobre outras novidades da marca em segmento de leves, para atender distribuição urbana de carga, e de semipesados na faixa de 18 toneladas.

Como em ocasiões anteriores, a empresa reafirma a intenção para o mercado brasileiro: “Nossa linha de produtos será composta de modelos leves, médios e do extrapesado E7-80T, todos 100% elétricos”, reitera em nota Ricardo Senda, responsável pela divisão de elétrico da XCMG.

O executivo adianta ainda que a eletrificação não será a única rota trilhada pela fabricante por aqui. Lembra do hidrogênio, solução oferecida em outros países, e de biocombustíveis. “Estamos trabalhando na homologação de um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que ele pode gerar.”

Desde que iniciou oferta de caminhões elétricos no Brasil, em 2023, a XCMG fala em ter entregado por volta de 130 unidade. O maior negócio divulgado, em fevereiro passado, foi com a ReiterLog, que absorveu 10 unidades do E7-49T.


Foto: Divulgação XCMG

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás