Indústria

Mercado europeu recua pelo segundo mês consecutivo

Vendas na região em setembro limitaram-se a 1,1 milhão de unidades, 4,2% a menos do que no ano passado

O mercado de veículos na Europa tem acumulado más notícias nos últimos meses. A última é que as vendas caíram novamente em setembro. Declínio em dois meses consecutivos não era registrado há mais de dois anos, quando o setor ainda enfrentava a escassez de componentes e o resquício de desarranjo global da logística causado pela pandemia.

Foram negociados no mês passado 1,1 milhão de veículos na região, 4,2% a menos do quem em setembro de 2023, segundo levantamento da Acea, a associação das montadoras europeias, que aponta a Stellantis com recuo de 26%, o maior entre os fabricantes.

Mesmo assim, ao longo dos primeiros nove meses,  os licenciamentos oscilaram positivamente 0,6% e esbarram nas 8 milhões de unidades. O desempenho da Espanha, com crescimento de 4,7%, e  da Itália, que avançou 2,1%, se contrapõe aos da França e Alemanha, que caíram 1,8% e 1%, respectivamente.

No mês passado, entre os maiores mercados europeus, Alemanha (-7%), França (-11%) e Itália (-11%) tiveram quedas e puxaram para baixo as entregas, enquanto Reino Unido e Espanha registraram pequenas evoluções.

Problema recorrente em 2024, com seguidas quedas ou estagnação, as vendas de veículos elétricos se recuperaram ligeiramente em setembro. Os licenciamentos de modelos a bateria aumentaram 9,8%, para 139,7 mil unidades.

No acumulado dos nove primeiros meses, entretanto, ainda estão 5,8% menores do que no mesmo período do ano passado. A participação desses modelos recuou de 14% para 13,1%, muito em decorrência da significativa queda dos licenciamentos na Alemanha, maior mercado da Europa.

LEIA MAIS

→ Montadoras intensificam campanha por revisão de regras de emissões na Europa

Automóveis híbridos plug-in também tiveram acentuado recuo de 22,3% no mês passado, com quedas em todos os principais mercados. Em setembro, a tecnologia respondeu por 54,9 mil unidades, participação de 6,8% ante 8,2% em igual mês de 2023 — 6,9% ao longo de 2024.

Já os híbridos fechados avançaram 12,5% no mês e responderam por 32,8% das vendas, mais até do que os carros a gasolina.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás