Indústria

Sindipeças promove fórum ESG nesta quarta-feira

Encontro online, que será das 8h30 às 12h30, apresentará três projetos com as melhores práticas nas áreas ambiental, social e de governança.

Com o objetivo de debater temas ambientais relevantes para a cadeia automotiva e a sociedade em geral, o Sindipeças promove nesta quarta-feira, 23, o seu XX Fórum ESG.

De acordo com comunicado da entidade, o evento online- que acontece das 8h30 às 12h30 – ganha maior abrangência este ano ao expandir a discussão sobre sustentabilidade sob diferentes aspectos do setor de autopeças.

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Serão apresentados, durante o fórum, três trabalhos dentre 44 inscritos no programa Melhores Práticas de ESG, ou seja, destaques nas áreas ambiental, social e de governança.. “A ação foi criada para estimular, promover e prestigiar a apresentação de projetos bem-sucedidos de empresas associadas à entidade”, informa o Sindipeças.

Os trabalhos escolhidos foram Programa de Integridade, da Cinpal, Ressignificação dos Resíduos de Embalagens de Madeira, da SEG, e Engenharia Reversa como Estratégia para Avançar na Sustentabilidade, da Cipatex.

A indústria de autopeças reviu para cima os investimentos no Brasil para os próximos anos, programando agora R$ 50 bilhões até o final da década.

As principais empresas do setor conseguiram se habilitar ao programa Mover – 69, conforme o último levantamento do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços -, e, com isso, terão incentivos para investir em pesquisa e desenvolvimento.

O setor está se preparando para abastecer as montadoras que estão com projetos de produzir carros híbridos no País. Dentre elas, a Stellantis lança seu primeiro modelo do gênero na semana que vem e as chinesas BYD e GWM prometem iniciar operações fabris no início de 2025. As duas produzem apenas eletrificados, sejam híbridos ou 100% elétricos.

Por conta da chegada das montadoras do país asiático, que deve atrair fornecedores de lá para o Brasil, o presidente do Sindipeças, Cláudio Sahad, já admitiu que o aporte de R$ 50 bilhões pode até ser superado.


Foto: Divulgação/Sindipeças

 

 

 

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Redação AutoIndústria

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