O vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, está dedicando o expediente desta quarta-feira, 23, para realizar uma série de reuniões bilaterais em paralelo às discussões sobre comércio e investimento no G20.

A primeira delas, iniciada às 9h45, foi com o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, que se mostrou otimista, ao término do encontro, sobre a possibilidade de que o acordo bilateral com o Mercosul possa ser concluído ainda neste ano.

LEIA MAIS

Depois dos Estados Unidos, União Europeia eleva taxação sobre veículos chineses

MDIC avalia programa de exportação com Anfavea e Sindipeças

Idêntica posição foi manifestada por Alckmin, que reiterou o compromisso do Brasil de trabalhar pela conclusão do acordo. Entidades da área automotiva, em especial a Anfavea, vêm defendendo há anos a necessidade de o País buscar novos acordos bilaterais que favoreçam as exportações brasileiras.

Na área automotiva, acordos do gênero se limitam a países da América Latina, incluindo Argentina e México. Outro tema que permeia as ações das montadoras e fornecedores atualmente, a descarbonização, também foi abordado por Alckmin durante a reunião com o representante da Comissão Europeia.

O ministro aproveitou a ocasião para ressaltar que as ações do governo brasileiro com a pauta da sustentabilidade colocam o País como um dos líderes mundiais da descarbonização.

Além de lembrar que o Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, Alckmin destacou que o compromisso nacional com a descarbonização e proteção ambiental está refletido nas seis missões da Nova Indústria Brasil, em especial na Missão 5, sobre “Bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações”.

A reunião da Cúpula de Líderes do G20 será realizada nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, RJ, com a presença de respresentantes de 19 países.


Foto: Divulgação/MDIC

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!