AStellantis anunciou passo importante para a oferta de veículos elétricos com baterias de estado sólido. Até 2026 a montadora pretende começar a rodar frota piloto do elétrico Dodge Charger Daytona equipado com a tecnologia da parceira e fornecedora Factorial.

A ideia é que a experiência permita à montadora avaliar o desempenho da tecnologia em condições reais de uso. A Factorial, empresa norte-americana que recebeu investimento de US$ 75 milhões da própria Stellantis há três anos, fornecerá as células com densidade energética de 390 Wh/kg.

Segundo as empresas, elas têm vantagens significativas sobre as baterias tradicionais de íons de lítio, como “maior densidade de energia, menor peso, melhor desempenho e potencial redução no custo total do veículo ao longo do tempo”.

Dodge Charger Daytona

“Validaremos seu potencial para aprimorar nossos veículos elétricos e assegurar melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos anos”, afirma Ned Curic, responsável por novas tecnologias da Stellantis.

O esportivo Dodge Charger Daytona é montado sobre a plataforma multienergia STLA Large, destinada sobretudo a utilitários esportivos elétricos de alto volume e veículos de desempenho que são ou serão fabricados também com as marcas Jeep, Chrysler, Alfa Romeo e Maserati.

“Acreditamos que a tecnologia de estado sólido terá um papel crucial na implementação da próxima geração de veículos elétricos com desempenho aprimorado e custos reduzidos”, diz Siyu Huang, CEO e fundador da Factorial, que também estabeleceu acordos de desenvolvimento conjunto com outras gigantes do setor, como Mercedes-Benz e Hyundai.

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Foto: Divulgação

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