Tecnologia

Stellantis prepara frota de elétricos para testes de bateria de estado sólido

Os Dodge Charger Daytona estarão nas ruas até 2026 equipados com células da Factorial

AStellantis anunciou passo importante para a oferta de veículos elétricos com baterias de estado sólido. Até 2026 a montadora pretende começar a rodar frota piloto do elétrico Dodge Charger Daytona equipado com a tecnologia da parceira e fornecedora Factorial.

A ideia é que a experiência permita à montadora avaliar o desempenho da tecnologia em condições reais de uso. A Factorial, empresa norte-americana que recebeu investimento de US$ 75 milhões da própria Stellantis há três anos, fornecerá as células com densidade energética de 390 Wh/kg.

Segundo as empresas, elas têm vantagens significativas sobre as baterias tradicionais de íons de lítio, como “maior densidade de energia, menor peso, melhor desempenho e potencial redução no custo total do veículo ao longo do tempo”.

“Validaremos seu potencial para aprimorar nossos veículos elétricos e assegurar melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos anos”, afirma Ned Curic, responsável por novas tecnologias da Stellantis.

O esportivo Dodge Charger Daytona é montado sobre a plataforma multienergia STLA Large, destinada sobretudo a utilitários esportivos elétricos de alto volume e veículos de desempenho que são ou serão fabricados também com as marcas Jeep, Chrysler, Alfa Romeo e Maserati.

“Acreditamos que a tecnologia de estado sólido terá um papel crucial na implementação da próxima geração de veículos elétricos com desempenho aprimorado e custos reduzidos”, diz Siyu Huang, CEO e fundador da Factorial, que também estabeleceu acordos de desenvolvimento conjunto com outras gigantes do setor, como Mercedes-Benz e Hyundai.

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Foto: Divulgação

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Redação AutoIndústria

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