A Cantu e a GP Pneus concordaram em se unir para e criar a maior estrutura dedicada à comercialização de pneus da América Latina. O acordo de fusão, ainda dependente da aprovação do CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, foi formalizado na terça-feira, 22 de outubro, e representa transação de R$ 1  bilhão.

As operações combinadas, informam as duas empresas, responderão por 12% do segmento de reposição no Brasil e têm faturamento superior a R$ 5 bilhões. A catarinense Cantu, que dispõe de seis centros de distribuição e 56 filiais no Brasil, passará a contar com mais 117 lojas originárias fa GP Pneus para atender o varejo e mais de 40 filiais dedicadas ao atacado.

A empresa, proprietária também da PneuStore, maior e-commerce de pneus do País, pretende aprimorar a eficiência logística com a criação de outros dois centros de distribuição e que se somarão aos CDs de Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco.

“A união com a GP Pneus permitirá que a Cantu amplie suas ofertas de serviços, diversificando seu portfólio para incluir variedade de soluções automotivas, desde manutenção de veículos até serviços especializados como geometria e balanceamento”, afirma Beto Cantu, CEO da Cantu.

O acordo também implicará no aumento do leque das marcas oferecidas pela Cantu e que já conta as marcas próprias Speedmax, Itaro e Gripmaster. A GP Pneus vai agregar a distribuição no Brasil para o atacado dos pneus Fate, de origem  argentina, e pontos de vendas no varejo de produtos Pirelli, Bridgestone e Continental.

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A GP Pneus foi criada em 1996 no Rio Grande do Sul. “Seus fundadores chegam à Cantu com expertise de décadas no setor de reposição de pneus e terão papel central em toda a cadeia de operações do grupo, do planejamento estratégico à execução”, afirma comunicado conjunto das empresas.

“Vamos manter a GP como uma empresa independente, preservando seus portfólios, clientes e estratégias intactas. As grandes sinergias estão nas capacidades de escala em automação, logística e finanças, além da combinação das estratégias físicas e digitais pra nossa companhia”, esclarece o CEO da Beto Cantu.


Foto: Divulgação

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