Indústria

Volkswagen pode fechar três fábricas na Alemanha

Medida para redução de custos implicará no corte de milhares de trabalhadores, informou sindicato alemão

As informações não foram ainda oficializadas pela empresa, mas chegaram a público por meio de boa fonte, ninguém menos do que Daniela Cavallo, chefe do conselho de trabalhadores da montadora. Segundo a dirigente ligada ao IG Metall, poderoso sindicato alemão, a Volkswagen estuda fechar ao menos três fábricas e dispensar milhares de funcionários na Alemanha.

No últimos meses, a maior fabricante de veículos europeia afirmara enfrentar dificuldades geradas pelos elevados custos produtivos europeus, necessidade de altos investimentos na eletrificação do portfólio de produtos e estagnação ou queda de seus principais mercados consumidores — Europa e China em particular.

Por conta disso, reconheceu, estava analisandoa redução de sua estrutura produtiva na Europa. No mês passado, Oliver Blume, CEO do grupo, enfatizou a necessidade de a empresa “agir de forma decisiva”.

Já Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, afirmou que as fábricas alemãs não são suficientemente produtivas e que os custos delas são de 25% a 50% acima do desejado.

LEIA MAIS

→ Grupo Volkswagen e Stellantis revêem para baixo resultados mundiais em 2024

Nesta segunda-feira, 28, Cavallo, em assembleia com centenas de funcionários de Wolfsburg, sede da VW, não especificou quais plantas poderiam ser fechadas nem quantos empregos na Alemanha estariam sob risco, mas informou que a ideia da empresa é reduzir em 10% os salários e que nenhuma fábrica está livre de cortes.

A dirigente aproveitou o discurso para pedir que o governo elabore um plano para auxiliar a indústria alemã.

 

“Não estamos distantes quando se trata de analisar os problemas. Mas estamos a quilômetros de distância nas respostas para eles.”

Daniela Cavallo

 

Cavallo se reconheceu as dificuldades de mercado enfrentadas pelos fabricantes de veículos europeus e evidenciadas com o aumento da concorrência chinesa, motivo das sobretarifas adotadas pela União Europeia para importação de elétricos montados no país asiático e que tiveram clara oposição da Alemanha.

Na quarta-feira, 30, a Volkswagen deve divulgar os resultados do terceiro trimestre. São esperadas quedas nas vendas e nos lucros.

Sobre os eventuais cortes de pessoal e encerramento de fábricas, a montadora limitou-se a dizer que a situação é “grave” e que todos os lados têm a responsabilidade de salvaguardar o futuro da empresa.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás