Indústria

Indústria automotiva alemã pode perder 140 mil empregos nos próximos dez anos

Estudo da VDA mostra que outras 46 mil vagas foram eliminadas de 2019 a 2023

Apoderosa VDA, a entidade que representa boa parte da indústria da Alemanha, divulgou nesta terça-feira, 29, estudo alarmante para os trabalhadores do setor automotivo local. Dentre outros impactos, o levantamento aponta que a transformação da indústria automobilística poderá resultar na perda de 186 mil empregos até 2035.

Um parte relevante desses cortes, cerca de 46 mil, já teria ocorrido desde 2019 até o ano passado, especialmente em decorrência da transição para veículos elétricos. O saldo negativo é fruto da perda de 75 mil profissionais menos a contratação de 29 mil para novas áreas de atuação.

O estudo “Perspectivas de emprego na indústria automóvel”, conduzido pelo instituto de pesquisa Prognos e que  avaliou o desenvolvimento de cerca de setecentas ocupações no setor, mostra que a redução do quadro da indústria alemã nos últimos anos e de mais 140 mil postos ao longo da próxima década guarda relação sobretudo com a perda de competitividade do país devido ao alto preço da eletricidade, às taxas de impostos e ao aumento da burocracia.

“A indústria automotiva está passando por um profundo processo de mudança. Novas condições de mercado devido ao crescimento mais forte em outras regiões do mundo, a transformação para a eletromobilidade, a digitalização e a incerteza econômica e política caracterizam a situação atual”,  avalia a VDA.

A eletrificação demanda menos mão de obra para a produção de veículos. Além disso, informa a pesquisa, há mudanças significativas no perfil de empregos demandados. Dos dez maiores grupos ocupacionais da indústria automotiva, sete estão entre aqueles com as maiores perdas de empregos desde 2019. Áreas de engenharia mecânica e engenharia industrial, bem como de metalurgia perderam relevância.

Em contrapartida, cresceu a necessidade de profissionais de engenharia voltada ao automóvel em si,  principalmente nos fabricantes,  assim como de pesquisa e desenvolvimento técnico,  ciências da computação, engenharia elétrica e no desenvolvimento de software. Por exemplo, o emprego em empregos de TI aumentou cerca de um quarto desde 2019 e até 85% desde 2013.

“A transformação da nossa indústria é uma tarefa gigantesca. Entre 2024 e 2028, montadoras e fornecedores investirão cerca de € 280 bilhões em todo o mundo em pesquisa e desenvolvimento, e mais € 130 bilhões na conversão das suas fábricas”, destaca, Hildegard Müller, presidente da VDA (foto).

LEIA MAIS

→ Volkswagen pode fechar três fábricas na Alemanha

→ Embarques de veículos elétricos chineses para Europa disparam

“Mas um coisa é certa: o nosso estudo mostra mais uma vez que a mudança para a eletromobilidade levará à perda de empregos. A redução do emprego não é uma expressão de uma crise, mas sim uma parte da transformação.”

A Alemanha é um país com os impostos mais elevados e eletricidade com custo até três vezes maior do quem em polos produtores como Estados Unidos e China, afirma o estudo.

“Mais recentemente, foi demonstrado que cada vez mais empresas (82%) estão adiando, realocando ou cancelando completamente os investimentos que tinham planejados para a Alemanha. Mais de uma em cada três empresas (37%) planeja transferir investimentos para o estrangeiro.”


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás