Produto

Lexus renova o UX 300h, modelo de “entrada” da marca

Versão única do utilitário esportivo híbrido custa R$ 300 mil

A Lexus tem participação meramente residual no mercado brasileiro, média de não mais do  que1 mil veículos por ano. Até mesmo entres as chamadas marcas premium sua participação é discreta. Ainda assim, a divisão de luxo da Toyota segue apostando no País e vende aqui quatro de seus onze modelos globais, sendo três utilitários esportivos e um sedã.

O menor e de preço menos elevado é o SUV UX 300h, que acaba de ganhar uma nova geração, com revisões no desenho externo e também no interior, além de avanços técnicos importantes. Oferecida em versão única, é vendida nas dez concessionárias da marca em nove estados por R$ 299.990,00

O novo UX,  é movido pela quinta geração do sistema híbrido que congrega motor 2.0 a gasolina com 152 cv de potência e 18,8 kgfm e outro elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Combinados, eles desenvolvem 198 cv de potência combinada – 14 cv a mais que o antecessor UX 250h.

O sistema fornece energia para recarregar nova bateria mais leve e compacta com 60 células de íons de lítio, instalada sob o banco traseiro. A potência é transferida às rodas pela nova transmissão transaxle continuamente variável shift-by-wire, ou seja, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos.

O SUV urbano, com garantia de cinco anos — oito anos para o sistema híbrido — e sem limite de quilometragem, foi concebido sobre a plataforma de GA-C, de Global Arquitecture – Compact,  estrutura leve que utiliza aço de alta resistência, adesivos especiais e soldas a laser.

Outros recursos que auxiliam na diminuição do peso e, portanto, na maior eficiência energética, é a farta presença de componentes em alumínio, como nas portas, para-lamas e capô, e na utilização de de materiais compósitos na porta traseira.

LEIA MAIS

→ Eletrificados já representam 40% das vendas globais da Toyota

→ Toyota tem planos de montar baterias no Brasil

No interior, o UX tem agora quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, novos acabamentos e revestimentos, seletor de marchas  do tipo joystick, ajuste elétrico dos bancos dianteiros,  multimídia de alta definição com 12,3 polegadas e, dentre outros recursos, carregador por indução para smartphones e teto solar elétrico.

Dos itens de segurança, constam oito airbags, sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e frenagem automática,  controle de cruzeiro dinâmico, assistente ativo de manutenção na faixa de rodagem, comutação automática do farol alto, sensores de ponto cego e tráfego traseiro com frenagem automática a até 20km/h.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

BYD acredita na redução do Imposto de Importação para SKD

Pleito que gerou contestação da Anfavea está em análise na Cacex. "Está dentro do prazo",…

% dias atrás

Ford Maverick renovada começa a desembarcar nas concessionárias

Com a atualização, linha também crescerá com a chegada de versão híbrida no segundo semestre

% dias atrás

Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Com o lançamento do Tera, VW diz que participação dos SUVs compactos subirá de 25%…

% dias atrás

Consórcio de veículos amplia vendas em 11,4% no ano

Também houve alta no valor de créditos comercializados, que atingiu R$ 66,48 bilhões

% dias atrás

Em junho, seminário de Inovação em Powertrain da AEA

Inscrições para o evento online, que acontece na manhã do dia 25, já estão abertas…

% dias atrás