Projeto em parceria com centro de engenharia português deverá entrar em produção em série no segundo semestre de 2025
A Horse anunciou desenvolvimento de tecnologia de transmissão para aplicação em micromobilidade. Em parceria com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto de Portugal (CEiiA), o projeto será aplicado em microcarros da Classe L7e para serviços de mobilidade urbana em vista a acelerar a neutralidade de carbono.
A tecnologia será trabalhada e testada pelo CEiiA em uma série de pré-produção, com aprovação prevista para o primeiro semestre de 2025 e início da produção em série no segundo na fábrica da Horse em Aveiro. A capacidade inicial prevista é de 20 mil unidades.
“Essa é uma novidade para a Horse: a primeira tecnologia que a equipe projetou, desenvolveu e fabricou 100% internamente. Não há uma solução única para resolver os desafios globais de descarbonização ou mobilidade urbana, e vemos essa tecnologia como um dos muitos produtos que ajudarão a enfrentar esses desafios”, resume em nota Patrice Haettel, CEO da Horse.
O veículo a ser desenvolvido segue escopo de projetos anteriores em parcerias com o CEiiA, como o Buddy, em 2008, e o Toyota APM (foto), modelo utilizado no transporte de atletas nas Olimpíadas de Paris de 2024. O novo projeto será testado em várias cidades de Portugal. A intenção, porém, é de levar o veículo como solução de micromobilidade para outros centros urbanos de diversos países.
Foto: Divulgação Toyota
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027