Projeto em parceria com centro de engenharia português deverá entrar em produção em série no segundo semestre de 2025
A Horse anunciou desenvolvimento de tecnologia de transmissão para aplicação em micromobilidade. Em parceria com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto de Portugal (CEiiA), o projeto será aplicado em microcarros da Classe L7e para serviços de mobilidade urbana em vista a acelerar a neutralidade de carbono.
A tecnologia será trabalhada e testada pelo CEiiA em uma série de pré-produção, com aprovação prevista para o primeiro semestre de 2025 e início da produção em série no segundo na fábrica da Horse em Aveiro. A capacidade inicial prevista é de 20 mil unidades.
“Essa é uma novidade para a Horse: a primeira tecnologia que a equipe projetou, desenvolveu e fabricou 100% internamente. Não há uma solução única para resolver os desafios globais de descarbonização ou mobilidade urbana, e vemos essa tecnologia como um dos muitos produtos que ajudarão a enfrentar esses desafios”, resume em nota Patrice Haettel, CEO da Horse.
O veículo a ser desenvolvido segue escopo de projetos anteriores em parcerias com o CEiiA, como o Buddy, em 2008, e o Toyota APM (foto), modelo utilizado no transporte de atletas nas Olimpíadas de Paris de 2024. O novo projeto será testado em várias cidades de Portugal. A intenção, porém, é de levar o veículo como solução de micromobilidade para outros centros urbanos de diversos países.
Foto: Divulgação Toyota
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.