Projeto em parceria com centro de engenharia português deverá entrar em produção em série no segundo semestre de 2025
A Horse anunciou desenvolvimento de tecnologia de transmissão para aplicação em micromobilidade. Em parceria com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto de Portugal (CEiiA), o projeto será aplicado em microcarros da Classe L7e para serviços de mobilidade urbana em vista a acelerar a neutralidade de carbono.
A tecnologia será trabalhada e testada pelo CEiiA em uma série de pré-produção, com aprovação prevista para o primeiro semestre de 2025 e início da produção em série no segundo na fábrica da Horse em Aveiro. A capacidade inicial prevista é de 20 mil unidades.
“Essa é uma novidade para a Horse: a primeira tecnologia que a equipe projetou, desenvolveu e fabricou 100% internamente. Não há uma solução única para resolver os desafios globais de descarbonização ou mobilidade urbana, e vemos essa tecnologia como um dos muitos produtos que ajudarão a enfrentar esses desafios”, resume em nota Patrice Haettel, CEO da Horse.
O veículo a ser desenvolvido segue escopo de projetos anteriores em parcerias com o CEiiA, como o Buddy, em 2008, e o Toyota APM (foto), modelo utilizado no transporte de atletas nas Olimpíadas de Paris de 2024. O novo projeto será testado em várias cidades de Portugal. A intenção, porém, é de levar o veículo como solução de micromobilidade para outros centros urbanos de diversos países.
Foto: Divulgação Toyota
Programa com validade de três anos prevê investimento de R$ 110 milhões
Projetos para 2025 e 2026, respectivamente, envolvem as fábricas de Porto Feliz e Sorocaba
Objetivo é ampliar produção e introduzir dois novos modelos híbridos flex nas operações brasileiras
Empresa credita desempenho fraco à transição de portfólio de produtos e dificuldades nos Estados Unidos…
Versão estará exposta na Fenatran para medir o interesse do público transportador
Modelo, beneficiado com nova arquitetura eletrônica, chegará ao mercado em algum momento do primeiro semestre…