Empresa

Lucro operacional do Grupo Volkswagen caiu 42% no terceiro trimestre

Faturamento no período ficou em € 78,5 bilhões

Depois das informações de que a empresa estaria estudando o fechamento de pelo menos três fábricas na Alemanha, o balanço financeiro do terceiro trimestre, divulgado nesta quarta-feira, 30, trouxe novas más notícias para o Grupo Volkswagen, a maior montadora europeia.

O conglomerado, que faturou € 78,5 bilhões, viu seu lucro operacional recuar nada menos do que 42% no período, para € 2,86 bilhões, e a margem operacional limitar-se a 3,6% — 2% no caso específico da divisão Volkswagen, a principal do grupo, que tem fraco desempenho comercial.

Segundo a empresa, os resultados foram impactados ainda por custos elevados. Servem também para que a montadora reitere a necessidade de corte de custos e reestruturação das operações industriais na Alemanha. Segundo Daniela Cavallo, representante do comitê dos trabalhadores, o grupo estaria disposto a fechar pelo menos três fábricas no País, demitir perto de 140 mil pessoas e reduzir salários em 10%.

“Os resultados de nove meses sublinham a importância de cumprirmos os programas de desempenho que lançamos para todo o grupo, realçam a necessidade urgente de reduções significativas de custos e ganhos de eficiência”, afirmou Arno Antlitz, CFO do Grupo VW, durante a apresentação dos números do trimestre, na qual destacou que a montadora espera um fim de ano melhor, com a chegada de novos produtos em vários mercados.

Com atual cenário global, o grupo considera que venderá perto de 9 milhões de veículos Volkswagen, Audi, Porsche e Skoda em 2024, o que significaria queda entre 2% e 3%, e faturamento próximo de € 320 bilhões, € 2,3 bilhões a menos do que no ano passado. Antlitz projeta margem do grupo de cerca de 5,6%.

De janeiro a setembro, a receita foi de € 237,3 bilhões, ligeiramente acima dos € 235,1 bilhões faturados em igual período do ano passado. A evolução, admite o grupo, se deve ao crescimento serviços financeiros já que o resultado da divisão automotiva foi 1% menor, com as vendas de 6,5 milhões de veículos, 4% menos do que em 2023.

A empresa, porém, comemora o crescimento de 4% das entregas ao clientes finais na na América do Norte e 16% na América do Sul, enquanto amarga queda de 1% na Europa Ocidental e, sobretudo, o recuo de 12% na China.

A Volkswagen revelou os números do terceiro trimestre no mesmo dia em discutiu com os sindicatos a reivindicação de  base salariais 7% maiores dos trabalhadores alemães, que também ameaçam paralisações caso a montadora decida demitir e fechar fábricas no País pela primeira vez em quase 90 anos.

LEIA MAIS

→ Volkswagen pode fechar três fábricas na Alemanha

→ Grupo Volkswagen e Stellantis revêem para baixo resultados mundiais em 2024

Tanto quanto a estagnação e queda dos principais mercados — o europeu encolheu cerca de 2 milhões de veículos desde a pandemia — e aumento da concorrência de produtos chineses na Europa, os trabalhadores acusam a administração do grupo gestão de tomar decisões erradas e de destruir um precioso consenso sobre a tomada de decisões.

“A Volkswagen abriu a caixa de Pandora ao encerrar a segurança no emprego e outros acordos coletivos, colocou em risco a confiança de seus funcionário”, afirma Thorsten Groeger, representante e negociador do sindicato IG Metall.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás