Empresa credita desempenho fraco à transição de portfólio de produtos e dificuldades nos Estados Unidos e Europa
A queda das vendas na América do Norte e Europa, seus dois principais polos consumidores, arrastaram para baixo as receitas da Stellantis no terceiro trimestre de 2024. Nesta quinta-feira, 31, a fabricante global informou ter obtido faturamento líquido de € 33 bilhões, 27% menor do que em igual período do ano passado.
Além das dificuldades enfrentadas por todas as montadoras com a estagnação e recuo dos principais mercados da Europa, a Stellantis também tem enfrentado dificuldades nos Estados Unidos com estoques elevados depois de aumentar os preços mais do que a concorrência no transcorrer do primeiro semestre.
A montadora vendeu no terceiro trimestre, globalmente, 1,1 milhão de veículos, 279 mil a menos ou 20% de recuo na comparação anual, mas espera alguma recuperação com a chegada de novos produtos até o fim do ano e o avanço das vendas de produtos recém-lançados.
O estoque total do grupo caiu 129 mil unidades entre o fim de setembro até 30 de outubro, para 1,33 milhão de unidades. O nível de estoque dos revendedores nos Estados Unidos já era 80 mil unidades menor do que no encerramento de junho e, calcula a montadora, deve estar 100 mil abaixo em 30 de novembro.
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Em comunicado, a Stellantis justifica, junto com o esforço para reduzir o número de veículos nos pátios, estar vivenciando” período de transição de atualizações de produtos.
O planejamento para o ano é de quase duas dezenas de lançamentos em todo o mundo, alguns derivados da plataforma STLA multienergia, como o Alfa Romeo Junior, Citroën ë-C3 e Citroën Basalt, lançado na Índia e Brasil.
Na Europa, a empresa iniciou as vendas em dos primeiros veículos elétricos da chinesa Leapmotor em mais de 200 concessionárias. Já estão disponíveis o C10, SUV do segmento D, e o compacto T03, com preço inferior a € 20 mil.
Foto: Divulgação
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