Empresa credita desempenho fraco à transição de portfólio de produtos e dificuldades nos Estados Unidos e Europa
A queda das vendas na América do Norte e Europa, seus dois principais polos consumidores, arrastaram para baixo as receitas da Stellantis no terceiro trimestre de 2024. Nesta quinta-feira, 31, a fabricante global informou ter obtido faturamento líquido de € 33 bilhões, 27% menor do que em igual período do ano passado.
Além das dificuldades enfrentadas por todas as montadoras com a estagnação e recuo dos principais mercados da Europa, a Stellantis também tem enfrentado dificuldades nos Estados Unidos com estoques elevados depois de aumentar os preços mais do que a concorrência no transcorrer do primeiro semestre.
A montadora vendeu no terceiro trimestre, globalmente, 1,1 milhão de veículos, 279 mil a menos ou 20% de recuo na comparação anual, mas espera alguma recuperação com a chegada de novos produtos até o fim do ano e o avanço das vendas de produtos recém-lançados.
O estoque total do grupo caiu 129 mil unidades entre o fim de setembro até 30 de outubro, para 1,33 milhão de unidades. O nível de estoque dos revendedores nos Estados Unidos já era 80 mil unidades menor do que no encerramento de junho e, calcula a montadora, deve estar 100 mil abaixo em 30 de novembro.
LEIA MAIS
→ Stellantis prepara frota de elétricos para testes de bateria de estado sólido
Em comunicado, a Stellantis justifica, junto com o esforço para reduzir o número de veículos nos pátios, estar vivenciando” período de transição de atualizações de produtos.
O planejamento para o ano é de quase duas dezenas de lançamentos em todo o mundo, alguns derivados da plataforma STLA multienergia, como o Alfa Romeo Junior, Citroën ë-C3 e Citroën Basalt, lançado na Índia e Brasil.
Na Europa, a empresa iniciou as vendas em dos primeiros veículos elétricos da chinesa Leapmotor em mais de 200 concessionárias. Já estão disponíveis o C10, SUV do segmento D, e o compacto T03, com preço inferior a € 20 mil.
Foto: Divulgação
Empresa também está criando empresa dedicada para o segmento
Operação começa com sensor de NOx para pesados
Empresa muda embalagens para dificultar essa prática e quer crescer 10% este ano no mercado…
Mercado mundial de elétricos, mesmo na China, passa por momentos de incertezas
Anderson Pontalti mostra os avanços da empresa nos últimos dez anos, com operações internacionais triplicadas
No Brasil, empresa quer crescer 300% no segmento de reposição